A TROCA

Viver a vida em toda a sua intensidade é sem duvida o ponto alto, sentir o sol abrasando nossos corpos, a brisa nos beijando suavemente, o sorriso de nosso amor ao nos fazer uma surpresa, sim esses pontos do nosso dia-a-dia, que quando percebidos, deixam a gente mais feliz.

Outro dia mesmo, nessas manhas onde o acordar cedo já se fez costume, sai para deixar minha esposa no trabalho que fica em uma escola no Distrito de Icoaraci, por lá tem uma orla maravilhosa onde ainda podemos identificar o cenário amazônico que envolve o nosso Estado do Pará, não esquecendo de dizer que também iria trocar um par de sapatos que na véspera havíamos comprado para nossa filha.

Deixei a esposa no trabalho, e me dirigi para a loja, lá chegando me disseram que só abriria as 8:30, ou seja ainda eram 7:30 e com isso, me dirigi até a orla onde tem um trapiche que nos leva para o embarque a uma ilha bem próxima chamada de Cutijuba. Lá chegando, encostei-me a um poste e fiquei observando o movimento, o burburinho das pessoas chegando, os vendedores de camarão, o peixe fresquinho sendo descarregado dos barcos de pesca e sendo levado aos mercados ou vendido ali mesmo, para quem foi cedinho comprá-lo, frutas em uma infinidade, os pescadores espreguiçando o corpo por conta da longa noite acordados.

Dois ultra leves faziam um sobrevôo e fotografavam a região, pareciam dois pássaros gigantes que faziam uma sombra também gigante quando passavam por sobre as águas barrentas do Guajará. Fiquei ali como um observador que não fazia parte daquele mundinho, daquele diariedade das pessoas, daquela intimidade que era só deles.

Nesse ínterim, estava tão absorvido pela beleza da vida, pela mágica da sociedade, pela magia do que somos, pela natureza que com sua beleza suave e tranqüila nos faz relaxar, que não dei conta do passar das horas.

Sendo assim fui até a loja, fiz a troca do sapato e voltei para casa, para fazer a vida pegar o seu ritmo e quando minha filha retorna se da escola, eu pudesse sentir sua felicidade e ver seu sorriso, pelo par de sapatos novos e que agora, não apertariam mais seus pezinhos.

Tony Monteiro
Enviado por Tony Monteiro em 16/05/2013
Reeditado em 17/05/2013
Código do texto: T4294363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.