A vida é bela

Estou gostando muito da novela das sete da Rede Globo, Sangue Bom. Os autores estão conseguindo fazer uma crítica feroz, mas bem humorada, dos Tempos dos Modernos.

Entre os personagens, um deles, o representado pela atriz Ingrid Guimarães, repete ininterruptamente o bordão, A vida é bela, mesmo quando rasteja no chão, na mais profunda infelicidade. Ela acredita realmente que a vida é bela, mas nada faz para que realmente seja. Não para, não sente, não pensa, nem age. Pollyanna que sempre via o lado bom das coisas, não era assim.Ela sabia o que era ruim, o que estava errado, só que sabiamente procurava tirar o melhor da situação. Mas o personagem de Ingrid, não. Ela pensa e age como se bastasse dizer indefinidamente a vida é bela/a vida é bela/ a vida é bela/ para que realmente a vida fosse como ela quer. Um chato, esse personagem. Mas bem representativo.

Acho que as pessoas confundem as coisas. Também acredito que o Universo conspira a meu favor. Também acredito que desejos possam ser realizados, e que para que isso aconteça, a disposição mental é importantíssima. Mais que tudo porém acredito na harmonia do Universo. Se o Universo fosse atender a todos os desejos contraditórios da humanidade, não haveria harmonia, mas caos.Aprendi isso bem cedo, quando minha paixão era o futebol. Naquela época, eu me apegava aos santos e mais rezava que via os jogos. Até que um dia veio o clique – imaginei os santos brigando entre si para atender aos seus fiéis seguidores. E vi que não era uma coisa certa. Deixei os meus de lado. Aprendi e o que se aprende realmente, jamais se esquece.

Hoje tenho certeza que esse conhecimento pode ser aplicado a tudo na vida. Mas sei também que não se pode  mudar certas coisas. Ficamos doentes, morremos, perdemos dinheiro, pessoas que amamos se afastam de nós. São leis inevitáveis, que não podem ser dribladas com jeitinhos.Fazem parte da ordem. O que diferencia tudo e que depende de nós com a ajuda do Universo e suas forças poderosas é a atitude que tomamos em relação a qualquer situação.

Sim, a vida é bela. Tem riquezas que podemos tomar nas mãos e delas usufruir. Não preciso passar os dias afirmando que vou ganhar na Mega Sena, pois elas se apresentam de várias formas. Através do Amor que com amor se paga. Através da Gentileza que gera Gentileza. Através do Respeito, a melhor forma de amor ensinada por Cristo. É só deixar a vida fluir conduzida por essa Força Poderosa que se manifesta de várias formas, inclusive através dos pensamentos positivos e das orações.