A Nova Capital do Brasil

O ano: 1959. Eu tinha oito anos e até então,não me dera conta de que uma nova cidade estava sendo construída no coração do Brasil. Nessa época,eu morava e estudava na Vila Militar,um bairro que cercava os quartéis e era habitado pelas famílias dos militares que neles serviam.

Tínhamos por quintal a mata do Gericinó,onde podíamos acampar e tomar banho de rio.À noite,eu e meus irmãos nos juntávamos às outras crianças do bairro pra brincar na rua, onde raramente passava algum veículo. Quantas brincadeiras,que se perderam ao longo dos anos!

Com a iminente transferência da capital da minha cidade para Brasília,os militares tiveram a opção de se transferir para o quartel da nova sede do governo. Meu pai optou por ficar, apesar das inúmeras vantagens que teria com a mudança, inclusive financeira.

Aos poucos,fui vendo minhas colegas fazerem as malas.Perdi quase todas as pessoas de quem mais gostava. A Vila parecia uma cidade fantasma, tantas eram as casas que ficaram vazias!

Diariamente, copiávamos o cabeçalho do quadro-negro,que começava assim: " Distrito Federal, 1° de março de 1960."

Em abril daquele ano, mais precisamente no dia vinte e um,a professora nos comunicou a mudança. Nossa cidade era muito vulnerável, por estar localizada no litoral,ela justificou. Já não éramos a capital do Brasil. E, escreveu no quadro pra que todos copiássemos: "Estado da Guanabara,21 de abril de 1960." Lembro que muita gente chorou, inclusive eu. Pra nós,era a certeza de que havíamos sido desqualificados.A sensação foi de humilhação.Perdêramos o status de Distrito federal pra nos tornarmos apenas mais um estado,entre tantos outros!

Os dias que se seguiram,foram de tristeza e decepção.Era uma grande mudança para todos nós. Mais de cinquenta anos são passados,e ainda revivo a emoção sentida.

Aos poucos,as casas vazias foram sendo ocupadas.Vieram novos vizinhos, fizemos novos amigos.A vida seguiu seu curso. A importância daquela cidade, construída para ser a capital do nosso país,logo se fez notar. O estilo inovador e ousado de sua arquitetura,estava presente na maioria das novas construções da minha cidade.

Logo, já não se pensava ou falava sobre isso.

Minha escola até ganhou um anexo, carinhosamente batizado pelos alunos como "Nova Brasília"!

Sonia Villarinho
Enviado por Sonia Villarinho em 20/05/2013
Reeditado em 21/05/2013
Código do texto: T4300617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.