PAÍS DOS DESDENTADOS...
Já não é de hoje, desde que nos formamos em Direito, no Código de Ética há rígidos preceitos para os formandos como  evitar a publicidade pessoal, associado a alguma outra parafernália. Como consequência vem a punição. E vem mesmo, rigorosa a fim de evitar o aviltamento da profissão, muito embora,ultimamente, com prisões recentes ficou provado que a advocacia, com sua nobreza e circunstância, parece que está indo mesmo, em parte, “para o brejo”. Mas a causa não é a violação do conceito ético-até singelo- de auto- promoção com parafernálias (gente,publicidade,etc) e quejandos. Os fatos são mais graves ou aviltantes. São crimes comuns,como formação de quadrilhas,golpes de toda espécie até nos intransponíveis,insuspeitos órgãos federais,estaduais e municipais.O dinheiro do povo engordando pilantras com diplomas...de Direito!
Nas  outras profissões liberais  confesso, não conhecer todos os Códigos de Ética dessas inúmeras profissões, às vezes há tantos problemas publicitários ao grande público, muito embora,"in casu”  médicos e dentistas são campeões de promoções por via desses terríveis agentes de laboratório que nos incomodam quando invadem as consultas dos pacientes desprotegidos, pela fôrça que tem o poder econômico em furar fila, para vender o seu “produto” – bom ou mau.O problema é mais profundo tem-dependendo do médico a arraigada “cantada” para  empurrar depois ao paciente indefeso, um produto geralmente de marca, eis como soe acontecer muitas receitas de genéricos são postergadas, esquecidas em conflito com o bolso do cliente ou contribuinte.O SUS até tem resolvido parcialmente o problema.Nem todos os médicos conhecem os componentes básicos dos remédios chamados “genéricos” e para não apanhar o livrinho na sua frente.Comodamente, receitam o de marca,geralmente mais caro.Mas a ousadia de agentes,”paus mandados” desses laboratórios, convidam o médico para outras aventuras como viagem ao Exterior (família e tudo), Congressos da classe em Capitais, onde há hotel de cinco estrelas,restaurantes,piscinas,todos a perder de estrelas, tudo ou quase tudo pago pelos laboratórios...alguns médicos nem pensam duas vezes e o negócio já está formalizado.Data,hora,passagem de avião, “delivery”,etc. Não consta congresso nenhum em Exu...no meu modesto conhecimento...Esses invasores de consultórios(embora a atividade não seja ilícita),atrasam os pobres clientes ... Os mercadores de algumas porcarias e convites indecentes, até para Congressos,"de araque”, pagos pelos fabricantes de remédios. É sodoma e gomorra .São os bagrinhos de mala preta, discretos, mas “paus mandados”...Ninguém se envergonha, de receber uma “lembrançasinha”...Nunca vi um médico achar ruim,pùblicamente, desses procedimentos!A conversa é particular ou íntima. Talvez piedosamente sejam também “mensageiros da paz”...(mudando:como aumenta o número de  “pastores” de igrejas periféricas,nessa linha espiritual),quem sabe, já que os consultórios estão sempre superlotados desses arautos.Por outro,como tem doentes e fiéis carentes neste País!! Sem falar na dengue...uma doença que caberia ao povo combater,mas a plebe ignara também se acomoda,vergonhosamente.O vizinho ...talvez, é sempre o culpado. Ou então o governo,que até se empenha em evitar essa doença, que virou mortal pela mutação viral. O bicho é inteligente,melhor que a gente...
Ainda de profissões chamadas liberais nada contra os engenheiros, salvo  esteja eu na ignorância e fazendo o papel de palhaço.Mas nada se vê na mídia.Nada contra essa classe.
Agora os dentistas, esses sim, tal qual médicos, talvez até em maior profusão, recebem escovas de dentes “personalizadas”, com o nome e a propaganda ,na mídia,em geral é insuportável. É uma vergonha,muito embora desconheça o Código de Ética, dos que lidam com os boticões...Sorrisos brancos (quem não gostaria?), só que nem todos genèticamente tem realmente os dentes de 9 entre 10 estrelas de cinema. Uma falácia que deveria acabar.Até mesmo o branqueamento a “laser” não dura além de seis meses,na boca do infeliz!! Ninguém fala sobre isso.Genèricamente,a cor dos dentes vem do DNA.É herança,ou a “vitima” recebeu muito antibiótico no crescimento e outros medicamentos,contra-indicados.
  O pobre “diabo” só terá,podendo, pelo menos dentes artificiais (uma “chapa” ou dentadura) e vida mais digna. Mas sem campanha nacional de restauração dentária.Melhor vender pastas e escovas de dente na TV. As industrias agradecem e sempre mandam um “presentinho” pelos cavaleiros viajantes da mala preta...Implante nem falar, quem não pode se sacode!!Vale a pena e custa caro! A periferia não sabe o que é isso!
Eta país dos desdentados!!....A ignomínia, a hipocrisia e os descasos neste País estão no sorriso nada branco e reluzente  do pobre miserável.É o chamado :1001!Restaurar dente deveria ser a regra e arrancar a exceção. Ao longo da vida periférica a exceção virou regra.Que se crie agora a Bolsa-Restauração. Está na moda dar Bolsa  e isso ganha eleição.
EM TEMPO: Quero,em particular,agradecer sempre( a um ex-integrante da FAB), ao amigo e profissional excelente,que trato dentes com ele, há 50 anos...Veja que fidelidade de cliente para profissional,que não mudou seu endereço no bairro de Campo Belo em São Paulo,próximo ao aeroporto de Congonhas,desde 1959,bairro que hoje tem “status”de alto padrão.Antes não era.  Trata-se de dr. Manoel de Paula Pereira,com 85 anos, com ideais de 20. Vai aqui, meu grande abraço, ao dr. Manoel,sempre homenageado,recebendo prêmios, pelos colegas da profissão,anualmente.Professor universitário. Recente, eu ao sair do consultório,chegou uma colega dentista com uma paciente,aquela não conseguia arrancar o dente siso, já anestesiada na gengiva...Emergência! Atendeu a colega e a paciente,ambas nervosas e ansiosas... Dr. Manoel, simplesmente,com a calma franciscana que tem, cumpriu a missão e me despedi, pois,deveria voltar para o Interior do Estado. Saio sempre do Interior para tratar de dentes em São Paulo, com um dentista que cuidou  de meu pai, minha mãe, já falecidos e de toda  família. Esse é o homem, COM “H”. (sem desdém a outros abnegados da profissão).Nunca vi em seu consultório nenhum representante de laboratório. Ele sempre diz: eu não arranco dente...eu cuido de dente. No caso da colega era só uma emergência....Dr. Manoel, hoje,considero-o um amigo que nunca tive,um irmão camarada, por tanto tempo. Hoje,é da minha família...sem a menor dúvida!