O amor é isso...

Fernando Bandeira

fernandobandeira45@yahoo.com.br

Adolescentes, adultos, senhores, senhoras; não há uma idade determinada para se amar. O amor é entrega sem cobrar, é confiar sem testar. Ele consegue elevar o nosso ego; porém, num instante como um vendável, nos deixa perplexos e atordoados. Bate aquela coisa em nossa cabeça: o que está acontecendo comigo? Eu, uma pessoa equilibrada, disposta e sempre precavida... Mas, será que estou agindo como um(a) idiota?

Aí vem aquela velha indagação: devemos continuar com um “amor” que, um dia ilumina nossa vida, outro dia nos aniquila, nos deixa frágeis, inoperantes, sem sabermos que caminho seguir? Mas, e se há uma entrega total entre os dois - o corpo, a mente, o presente, futuro e, também não há indícios de equilíbrio, nem de um está por vir promissor, também devemos continuar? Bem, aí somente um psicólogo ou psiquiatra, poderá resolver. Isso é a vida: muitas e variadas perguntas que jamais serão respondidas. Não é uma conta exata como dois mais dois são quatro.

Não é de hoje que, o casamento passou a ser um negócio. Um dos primeiros e mais comentado relacionamento foi a união Pelé e Xuxa. Atualmente, o casamento entre loiras e jogadores de futebol bem sucedidos, tornou-se comum. Quero deixar bem claro que, não sou contra a qualquer tipo de união dentro da normalidade.

O que me assusta é o ‘casa/descasa’ e, em consequência, as mazelas causadas a toda família; principalmente aos filhos. Se o casamento se desfaz através de um rompimento movido a ódio e vingança, o futuro das crias tende a ser o pior possível.

Portanto, Deus nos deu uma única vida terrena. Os anos passam rápidos, as rugas e os cabelos brancos, exibem com todo vigor o tempo que podemos dispor para vivermos. Mas, vivermos de uma maneira digna e exemplar, deixando um rastro florido para aqueles que irão nos suceder: nossos filhos, netos... Viva a vida! E quando ela se for, em cada um de nós, deixemos belos exemplos.