PAIS versus PROFESSORES ("É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais." — Coelho Neto)

Sempre me perguntei o que os pais têm contra nós, professores. Seria ciúme ou inveja? As acusações e desrespeitos que lançam alimentam um desconforto que se instala como um pós-guerra em nossas salas de aula. A entrega dos boletins se transforma em um campo de batalha, onde o adolescente se declara inocente, nós, professores, somos os acusadores e os pais, os defensores. Essa relação tridimensional é tão complexa que uma mãe dificilmente consegue ser professora e mãe ao mesmo tempo.

Lembro-me de uma colega de trabalho, professora e mãe, que me contou, com raiva, sobre a inclusão de sua filha na categoria de "estrume". A professora da turma, desequilibrada pelo estresse do dia a dia e humana em suas imperfeições, disse que se os alunos não prestassem atenção às aulas, nunca seriam nada, apenas "estrume" da sociedade. A mãe, por sua vez, prometeu ir até as últimas instâncias para penalizar a colega que humilhou sua filha. É desconcertante ser professor do filho de um colega de trabalho.

Ser mãe é uma coisa, ser professora dos filhos dos outros é outra. Por que uma professora ensinaria, no papel de mãe, aos seus filhos a maltratar seus professores? E se não o fariam conscientemente, fazem-no com comentários desajustados contra o sistema educacional e atitudes exageradamente protetoras contra o colega de trabalho. Em minha experiência como professor, lembro-me de apenas duas alunas cujas mães eram professoras, e eu as admirava por serem cumpridoras de seus deveres e respeitadoras. No entanto, já fui, centenas de vezes, maltratado tanto por filhos de professora quanto por colegas de profissão, exigindo de mim o que elas não conseguiram com seus filhos.

Minha sugestão é esta: se for possível, sejam pais e professores indistintamente. Talvez eu nem esteja conseguindo expressar o que é necessário neste tema: pintar um indivíduo ideal para os dois papéis. No entanto, exemplifico com minha própria vida, descobrindo-me incompetente demais para ser pai e professor ao mesmo tempo, escolhi ser apenas professor. Sim, tenho uma filha, mas a conheci depois de grande, por isso nunca perturbei seus professores. O difícil mesmo é colher o que não plantei.

Quando nossos alunos nos ameaçam e danificam nosso carro, de quem aprenderam? Tínhamos a família tradicional como parceira da escola na educação das crianças! Agora, quais compromissos terá a família moderna, cujos principais se esqueceram que direito são advindos de deveres cumpridos. Então, como essa família moderna pretende ajudar a escola a favor de seus filhos? Fazê-los prosperar e honrar essa instituição tradicional, já corrompida pelas modas, casada com a religião da prosperidade sem se importar em quem tenha que pisar, torna-se, desse jeito, quase impossível.

ALINHAMENTO CONSTRUTIVO

1. A Desconfiança entre Pais e Professores: Origens e Impactos:

Quais os principais motivos que geram desconfiança e ressentimento entre pais e professores?

Como essa relação tensa afeta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos?

Que medidas podem ser tomadas para construir uma relação mais positiva e colaborativa entre pais e professores?

2. O Dilema de Ser Professor e Mãe ao Mesmo Tempo:

Quais os desafios específicos de conciliar as responsabilidades de mãe e professora?

Como evitar que o papel de mãe interfira no profissionalismo da professora em sala de aula?

Que estratégias podem ser utilizadas para promover um ambiente de aprendizado positivo para todos os alunos, independentemente de suas relações familiares com a professora?

3. O Impacto do Comportamento dos Pais na Educação dos Filhos:

De que forma o comportamento dos pais em relação à escola e aos professores influencia o comportamento dos filhos?

Como os pais podem contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e respeitosos?

Que ações podem ser tomadas para conscientizar os pais sobre a importância de sua participação na educação dos filhos?

4. A Família Moderna e seus Desafios na Educação:

Quais os principais desafios que a família moderna enfrenta no processo de educação dos filhos?

Como conciliar as demandas da vida profissional e familiar com a educação dos filhos?

Que tipo de apoio a família moderna precisa para cumprir seu papel na educação dos filhos?

5. Reforçando a Parceria entre Família e Escola para uma Educação de Qualidade:

Como fortalecer a parceria entre família e escola para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos?

Que iniciativas podem ser promovidas para incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos?

Como construir um ambiente escolar mais acolhedor e receptivo para as famílias?

Lembre-se: A educação dos filhos é uma responsabilidade compartilhada entre família e escola. Através do diálogo, da colaboração e do respeito mútuo, é possível construir uma relação mais positiva e produtiva entre pais e professores, em prol do desenvolvimento integral dos alunos.