Falta de tato

Um dos problemas das pessoas é que elas não se dão conta de que, se alguém não quer conversar sobre um assunto, elas não deviam insistir e ter a boa educação de deixar a pessoa em paz. Mas, lamentavelmente, elas insistem, pondo a paciência da pessoa à prova. Passei por situação parecida uma vez no 3.° ano do Ensino Médio. Aconteceu quando eu estava enfrentando problemas pessoais que estavam me angustiando e isso se fez notar na minha postura. Percebi porque um colega com quem eu não tinha a menor intimidade ( e não fazia questão nenhuma de ter) perguntou: "Por que você está assim? É porque aquele cara não te quer, é?" Como resposta, eu nem olhei para a cara dele nem respondi para que ele percebesse que eu não queria conversar. Ele ficou falando e eu com vontade de dizer a ele: "Será que você não vê que não quero conversar? Aliás, a gente não é próximo para você me perguntar uma coisa dessas!"

Penso que uma atitude dessas reflete uma imensa falta de tato. A gente não deve chegar e perguntar a uma pessoa coisas que só dizem respeito a ela e que, se ela não quer conversar sobre isso, não cabe a nós tocarmos num assunto que não tem nada a ver conosco. E, se nós ficarmos chateando a pessoa, querendo saber coisas da sua vida, não estranhemos se ela reagir com agressividade. Não fiquemos importunando pessoas sobre seus assuntos pessoais. Principalmente se não temos intimidade com elas. Isso dará motivos para que elas nos achem intrometidos e mal-educados.