BARRAQUINHAS...FESTAS ENCANTADORAS...LUGAR DE SONHOS E ILUSÕES!!!

Vasculhando o baú de joias lindas, preciosas, que são as lembranças maravilhosas que nos fazem sonhar até hoje, lembrei-me das festas na cidade de Ipameri Goiás, organizadas principalmente pela Igreja Católica onde o motivo era angariar fundos para as obras de caridade ou apenas para incentivar as amizades entre os fieis e demais membros da população. Duravam geralmente uma semana e era uma festança de fazer gosto. As barraquinhas montadas cada uma com suas atrações e brincadeiras. Mas o que mais interessava as mocinhas casadouras era a possibilidade de ver nascer um grande amor.

A cidade ficava toda engalanada, só se falava nas noites especiais que teríamos e era esperado por todos os habitantes e visitantes das cidades mais próximas. As atrações eram diversas: comidas, doces, biscoitos, pipocas, algodão doce, sem falar nas barracas de roupas e enfeites que chamava a atenção e davam o lucro esperado para a Igreja ajudar nas obras sociais e algumas reformas na Igreja.

Era uma pena que durava pouco e deixava um gosto de quero mais. Quero salientar em especial os denominados “correios elegantes” que nada mais eram que bilhetinhos entregues ás moças e rapazes, fazendo declarações de amor que seria impossível falar “cara a cara”, eram entregues por emissários de confiança, pois tais mensagens não tinham o nome do remetente. É claro que sempre ficava uma dúvida no ar, o coração não se engana facilmente. Era um reboliço danado, esperanças frustradas, sonhos desfeitos, ilusões sem fim. Muitos casamentos saíram destas festas razão porque eram tão esperadas, mas também muitos sonhos eram desfeitos, porém “fazia parte”.

Sempre tinha leilão das prendas oferecidas pelos comerciantes e fazendeiros e era uma atração á parte, o alto falante e as musicas alegravam o ambiente. SAUDADES desse tempo tão simples, sem maldade, alegre e feliz onde a população andava livremente sem medo, as crianças corriam longe dos pais sem perigo algum. Creio que ainda existem estas festas, mas tenho certeza que a magia não é mais a mesma, mas é a vida... por isso que existe a palavra SAUDADE!!!!

Goiânia, 22 de março de 2013. Sônia.

Para meditar:

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós. I Pedro 5, 7. Bíblia sagrada.

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 06/06/2013
Código do texto: T4327714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.