The Girl From Ipanema?
                          No, But She´s Carioca!
          

Conheci a Fabiana em 1997 quando eu dava aula  no Itaim. Ela fazia aula junto com a Vanessa. Eram só as duas e as aulas eram super gostosas por que as duas tinham fome em aprender inglês por que queriam viajar e também usar o inglês no trabalho. A Vanessa tinha dezoito e a Fabiana uns vinte e quatro e era recém-casada. Tinha deixado o Rio de Janeiro e seu trabalho após se casar para acompanhar o marido e a carreira dele em uma grande empresa em São Paulo. Ela disse que fez esta loucura em nome do amor!

Foi numa aula, quando eu repassava o vocabulário sobre 'The Family Members', e ao escrever sogra na lousa branca que a Fabiana olhou e disse, "Teacher, tem certeza que sogra tem a palavra 'MOTHER'?" Olhei pra Fabiana e disse, "Yes! I am very sure." (Sim! Estou muito certa disso." E ela retrucou, "Então, nem vou usar esta palavra por que me recuso a chamar a minha sogra de mãe, nem na minha língua e nem em outra! Vou ter que aprender como chamar a minha sogra de outra coisa em inglês e não de 'MOTHER-in-law!"

                              


A Vanessa soltou o seu pequeno comentário, "Pôxa Fabi! Sua sogra deve ser o Ó heim!" A Fabiana respondeu, "Nem queira saber, Van! Nem queira!" Dei um, "Let´s get back to work girls!" E morreu o assunto: "MOTHER-IN-LAW".

Um mês depois, a Fabiana chega bem mais cedo para sua aula e um pouco agitada. Parecia querer contar algo. Na verdade, ela estava com aquela carinha de quem aprontou uma boa. Como estávamos bem adiantadas no horário, resolvemos ir ao café do lado da escola para degustar um cappuccino. Mal entramos no café foi contando com aquele sorriso sarcástico dela estampado na cara angelical que tem:
"Teacher! Ontem fomos à um jantar da empresa do Wilson! Como a mãe dele está aqui nos visitando, ela também foi. O Wilson estava com uns colegas e a minha sogra ficou comigo numa rodinha de esposas quando uma gringa surgiu do nada e foi logo se apresentando. Teacher!!! Ninguém na rodinha falava inglês!!! Só eu!!! Aí eu aproveitei. Apresentei todas as esposas, falei quem eram seus esposos, coisa e tal e quando chegou a vez de apresentar a minha sogra ... bem, eu olhei pra ela, pensei e lembrei do que a Teacher falou, 'Quando você não lembra uma palavra ou simplesmente não sabe, explica esta palavra que o seu ouvinte vai entender.' E aí, eu pensei e saí com essa: "This is my husband´s mother!" (Esta é a mãe do meu marido) A americana disse, 'Ohhhhh! Your mother-in-law!', e eu respondi, No, she´s my husband´s mother!" (Não, ela é a mãe do meu marido!) Como não gargalhar depois da astúcia desta criatura adorável!!!

                             
Após quatro meses de aula, a Fabiana teria que fazer uma prova final e a Vanessa também. Só que a Vanessa era muito .... não diria preguiçosa mas, jovem e não se dava ao trabalho em fazer muitas anotações no seu caderno. Já a Fabiana ... Ela sim. Antes da prova final, a Vanessa pediu o caderno da Fabiana emprestado e a Fabiana falou que não tinha caderno. Ela contou que fazia toda e qualquer anotação no próprio livro. Curiosamente pedi pra dar uma olhadinha no tal livro. Quando vi ... NOSSA! A Fabiana praticamente tinha reescrito o livro didático! Revelou que tudo que eu falava, até as brincadeirinhas em versos e piadinhas em inglês estavam ali. Tinha anotações em todo espaço branco das páginas daquele livro! Ela me olhou com um certo orgulho e disse, "Que tal você dar uma boa olhada em casa Teacher. Se achar bom, envia uma cópia para o autor. Tenho certeza que tudo que você falou, ensinou, repassou está anotado aí e como deu pra notar, você acrescentou muita coisa." Dei meus parabéns à ela e falei que depois da prova pegaria o livro emprestado para dar aquela olhada. A Fabiana sorriu toda alegre e pomposa. Pela primeira vez eu percebi o quanto eu adicionava coisa minha e muito importante aos livros didáticos que as escolas escolhiam. Nem sempre eram bons o sificiente mas eram super atrativos. Quem sabe eu poderia escrever um livro melhor e não apenas mais um livro com uma bela capa.

Mas, a Fabiana me ensinou algo muito importante: Keep cool Teacher! (Ficar numa boa ou Ficar tranquila.)

Caia aquele temporal mas a Fabiana compareceu à aula naquela manhã. Sua aula de inglês era sagrada. Ela só aprendeu um pouquinho de inglês na escola e por algum motivo, não se deu bem com a matéria, nem tão pouco com suas primeiras teachers. Morando numa cidade nova e sem amigos, ela logo se matriculou numa academia de ginástica e no inglês. Vivia dizendo que foi a melhor coisa que havia feito por que em pouco tempo já falava tanto quanto o marido que já tinha contato com a língua desde a faculdade. Até ele estava surpreso com o belo empenho dela e com aquele jeitinho ela solta, "E imagine se eu não fosse loira!" Rimos muito e fomos à sala pra começar a nossa aula. 

A Vanessa não apareceu e como a Fabiana era uma boa camarada, pediu para não adiantar a matéria mas sim dar uma revisão. Dito e feito. Fomos de revisão naquela manhã chuvosa sem a graciosa presença da Vanessa.
A revisão foi tranquila e aproveitamos para ler um texto e discutí-lo. O tempo passou bem rápido e faltando uns dez minutinhos para o término da aula a Fabiana sugeriu aquele cafezinho fresquinho da nossa secretária Luciana. Fomos lá pra recepção fazer uma horinha e botar a conversa em dia.

A Luciana estava retornando da sua breve lua de mel e a Fabiana e eu perguntamos como tinha sido a viagem romântica. A Luciana disse que foi tudo maravilhoso. Agradeceu os presentes e falou que qualquer dia queria fazer um almoço especial pra nós. A Fabiana e eu organizamos um chá de cozinha pra Luciana com todos os professores e algumas alunas da escola. Foi um estouro! Muita diversão com go-go boy e disco music. A noiva ganhou muitos presentes e agora ela queria retribuir com um almoço pra só nós três. 

                      

A Fabiana achava que tinha que aconselhar a novata e disse, "Lú, quando pedir pro seu marido fazer algo, deixa ele fazer do jeito dele. Não bota defeito e nem diga que você teria feito melhor. Pode tá a maior porcaria! Você elogia amiga! E-LO-GI-A! Diga que tá ótimo! E dá um beijo daqueles pra agradecer." A Luciana agradeceu o conselho e rindo disse que já havia pedido pro Diogo lavar a louça mas o resultado ... hummm ... muito a desejar. Falei que aconteceu a mesma coisa comigo quando recém-casada. Pedi pra lavar a louça e quando fui secar, os pratos não estavam bem lavados.  Reclamei e nunca mais o meu marido se ofereceu pra lavar a louça. Engraçado né? Homem tem mais força no braço e nas mãos do que mulher e não consegue esfregar a esponja para retirar a gordura do prato ou manchinhas. Vai entender! 

A Fabiana disse que o Wilson lava a louça toda noite e no almoço aos sábado por que ela cozinha, aí ele tem que participar de alguma forma, portanto a louça é dele. Ele também deixa manchinhas nos pratos mas a Fabiana finge não ver. Ele sempre pergunta, "E aí Dona Fabiana? Louça tá bunitaaaa, né?" Disse que faz de conta que especiona e responde, "Só você amor pra deixá-las tão limpinhas! Perfeito amor! Você é uma mão na roda." E tasca aquele beijo generoso na boca do maldito. A Fabiana disse que tinham manchas e tal mas e daí? Não dispensaria a ajuda dele por nada, nem por uma manchinha insignificante. Mas o Wilson olhava pra ela e insistia, "Acha que tá perfeito mesmo amor?" A Fabiana já tinha percebido a jogada dele mas se fazia de loira burra, "Mais do que perfeito né amor! Tudo que você faz é perfeito! Tudoooooooo!" Na verdade o que ela queria era dar umas boas porradas nele mas ela se segurou e sorriu o mais sexy que pode. No dia seguinte ela descontaria a raiva toda no Bob da academia. Coitado do Bob!

                    

O boneco Bob era castigado devidamente por todas as mulheres da academia por causa dos namorados, maridos, chefes, amantes, ficantes, filhos ... que as deixavam descontroladas, furiosas, rancorosas e tudo mais que mexesse com sua pessoa. E se o instrutor da academia bobeasse, ele também levaria umas porradas gratuitas.

Ela começou a rir sem parar até que parou e nos contou uma estória sobre o marido tentando se safar de fazer as tarefinhas domésticas dele. Só que o tiro saiu pela culatra.

A sogra dela estava em São Paulo visitando e naquela manhã de sábado ela foi procurar o filho no quarto do casal e viu o que? A cama mal feita! Cama mal feita? Ah! NÃO PODE! Não encontrando o queridinho dela no quarto, ela se dirigiu à cozinha onde ele se encontrava e foi logo cuspindo fogo, "Aquela sua mulherzinha nem a sua cama ela arruma direito. Uma colcha linda daquelas tão mal esticada na sua cama! É uma ofensa colocar um trabalho artesanal tão lindo daquele jeito. Se sua tia visse a colcha de crochet que ela fez na sua cama daquele jeito ... Nossa! Ela morreria de desgosto!"  O Wilson respondeu, "Fazer o que né mãe!? Você conhece a Fabi, né?!" A Fabiana não estava muito longe e ouviu o comentário do infeliz. Decidiu ir à cozinha e tirar a estória a limpo. "A senhora sabia que quem faz a nossa cama é seu filho Dona Neusa? Pois é. Se não está do jeito que a senhora ensinou ele a fazer, o problema não é meu e sim dele. Tenho as minhas tarefas e o Wilson as dele. Até agora eu achei tudo que ele faz bem feito mas ... hoje ele realmente pisou na bola, né querido?" A mãe do Wilson olhou feio e foi logo mandando voltar pro quarto do casal e dar um jeito naquela cama mal feita. A colcha da tia tinha que ficar bem naquela cama.

Fabiana disse que foi pro banheiro rir da situação toda. O Wilson estava recebendo o troco e uma bela bronca da mãe! Ah! A justiça tarda mas não falha!

Mais tarde, antes do almoço, a sogra se prontificou para colocar a mesa. A Fabiana agradeceu a gentileza e a sogra foi pegar os talheres e a louça. Quando de repente a mãe do Wilson dá uma bufada daquelas e diz, "Nossa Fabiana! Veja que coisa feia! Que falta de higiene minha filha! Olha! Veja este talher! Muito mal lavado e ... OS PRATOS! Todos manchados e ... OLHA! Com gordura!"
A Fabiana tranquilamente retrucou, "Dona Neusa, Dona Neusa! ... Quem lava a louça não sou eu." A Dona Neusa respondeu, "Acho melhor você contratar outra diarista então minha filha por que essa, É UMA PORCA!" Aí a Fabiana confessa destemidamente, "Dona Neusa ... lavar a louça também é tarefa do seu filho. A diarista só vem à cada quinze dias e não vou pagar pra diarista lavar louça, né? Pago a diarista para fazer os serviços mais pesados e perigosos como lavar as janelas e banheiro, limpar e lavar o carpete, lustres e coisas assim. E veja bem Dona Neusa, pago com o meu próprio dinheiro." A sogra da Fabiana não acreditou e foi até à sala onde seu filho tranquilamente assistia ao jogo de futsal na tv. Dona Neusa esbravejou com seu filho, "Wilson! Como tem coragem de não lavar a louça como lhe ensinei meu filho?! A mamãe ensinou direitinho a você e seu irmão! Nunca você lavou assim tão mal feito! Estou decepcionada contigo meu filho! Louça gordurosa! Talheres mal lavados com ... resto de comida neles! Meu Deus! Que nojo meu filho!" E a Fabiana rindo que se acabava na cozinha! 

                        

Antes do almoço, Dona Neusa fez o Wilson colocar o avental e lavar toda a louça e os talheres. Ah! E a mamãe mandou ele esterilizar tudinho!
                        
Fabiana não era a garota de Ipanema mas era da gema e mais malandra do que qualquer carioca! Discreta que só ela ... e muito malandra! 

                  


 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 06/06/2013
Reeditado em 15/07/2013
Código do texto: T4327905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.