Mudanças Acontecem

Pensar que a vida permanecerá eternamente a mesma é uma grande ilusão que qualquer ser humano pode ter. Mudanças nem sempre são queridas, mas são sempre inevitáveis (de uma maneira ou de outra). A vida sempre muda. Isso começa desde a concepção, quando passamos nove meses dentre do aconchegante útero para depois, no nascimento, ser literalmente lançado para um ambiente completamente novo. E o que falar da desmama? Da primeira ida à escola? Das mudanças da puberdade? E assim vai, até que aquele fofo bebê se transforma (muda) em um ”baita” marmanjo ou numa bela mulher que precisa romper com o conforto do ambiente familiar para desbravar a vida por si só. Essa é a vida. Que em sua maior parte é mais bem compreendida pelos animais do que por nós seres humanos.

Mudanças são necessárias. São elas que nos apresentam ao novo. Como seria se a vida fosse sempre a mesma? Como seria se a gravidez não exigisse o parto? Qual seria a graça de uma mãe ter dentro de si o feto pelo resto da vida, mas nunca ter em seus braços um bebê? E imagina, um ser humano desenvolvido ainda ligado ao cordão umbilical e sendo amamentado? (Vamos concordar que tais figuras até existem, no entanto, fogem da regra natural da vida). Uma amiga me disse que apesar de não acreditar na teoria da evolução ela se adequa em alguns aspectos da vida. E ela está completamente certa. Não nascemos prontos, nós “evoluímos”, mudamos, nos formamos, nos deixando fazer pela vida. E ainda bem por isso, pois o ser que nasce pronto “não terá novidades, só reiterações”.

Há quem discorde por estar totalmente satisfeito com aquilo que tem e é. Tudo bem. Não estou querendo contrariar ou convencer ninguém, apenas reafirmo a mim mesmo que “entre o porto e o mar, eu prefiro o mar”. Quem tem medo das mudanças ou está confortável com a vida que tem ou tem medo do que lhe é desconhecido. Gente assim é gente que vive "na véspera de não partir nunca”, mas se conforta em ao menos não ter que arrumar as malas. O que tais pessoas não sabem é que mudanças são inevitáveis de uma maneira ou de outra. Elas podem não partir nunca, contudo sempre terão alguém que partirá, causando assim uma alteração na cômoda rotina. O problema é que para essas pessoas as mudanças são muito mais dolorosas e traumáticas, já que nunca viveram preparadas para elas.

A verdade é que temos que estar prontos para as modificações que acontecem, inevitavelmente, ao longo de nossa breve vida. Elas nem sempre aconteceram por nosso querer, todavia a vida sempre dará um jeito para que elas aconteçam. Uma mãe não querendo a partida de um filho, pode fazer de tudo para que ela nunca aconteça. Mas pode ela impedir que uma tragédia ocorra e que o mesmo lhe seja tirado?

Sinceramente, viver é mudar. E se é assim, não será melhor aproveitarmos ao máximo a viagem desfrutando do novo que cada mudança traz? Afinal, mudanças acontecem o tempo todo.

Ismael Braz
Enviado por Ismael Braz em 06/06/2013
Código do texto: T4328124
Classificação de conteúdo: seguro