RECEITAS FÁCEIS E SEM SEGREDOS (EC)

Tofu!

O prato chinês veio-me à cabeça quando me propus escrever sobre receitas.

Embora viva no “braziu varemnós”, onde quase tudo termine em pizza, confesso minha ampla, geral e irrestrita ignorância em assuntos de cozinha, exceto lavar pratos, copos e talheres... (muito eventualmente e se os jogos de pratos e copos já estiverem incompletos).

Da culinária sei, quando muito ou tão somente, ser meu prato preferido o cheio. Salvo jiló, quiabo, “drobadinha” e alguns outros mais apimentados, como de tudo um pouco e pouco se me dá quais fórmulas mágicas transformam uma espiga de milho em pipocas, curaus ou pamonhas.

Minto!

Sobre pamonhas possuo algum conhecimento. Aprendi, desde criancinha, que são feitas do puro creme de milho verde de Piracicaba. Mas, sinceramente, sinto-me o próprio quando começam a falar sobre receitas. A apresentadora garante que é fácil e delicioso.

Qual o que!

Conforta-me saber essa ignorância ter-me-ia salvo, como talvez tenha salvado muitos vassalos de serem tostados em fogueiras nos tempos da Inquisição.

Preparar comida devia ser tratado como “coisa de bruxa” praticando alquimia. Afinal, como é possível uma mistura, para mim absolutamente empírica e aleatória, de ingredientes pastosos e amassados seja cozida em caldeirões ou assadeiras e transformem-se em pastéis, bolos, tortas, empadinhas, coxinhas?

De coxinhas, entendo um pouquinho! São fritas. Acompanhadas de uma loirinha ficam ainda mais deliciosas. À beira-mar, nem se fale! Especialmente se ao redor houver outras ardendo ao sol. Estas podem ser morenas ou dourados, et coetera...

Socraticamente incomodado pela descoberta de mais uma de minhas inúmeras ignorâncias, para aprender um pouquinho do assunto pesquisei um receituário.

Não é assim que se chama o livro de receitas?

Socorro, Dona Benta!

Todo meu aprendizado passo a dividir em partes iguais.

Petit Four, p.ex, é o nome nobre daqueles biscoitinhos de fim de festas ou jantares. Confesso: pensava fosse um conjunto concorrente dos Jackson Five.

Assim não dá! Impossível fazer Rosquinhas de Neve. O gelo se derrete todo antes de eu conseguir furá-lo.

Espuma de maçã! Neste livro? Deve haver algum erro de revisão. Esses Crtl X, Crtl C, Crtl V. Não é mesmo uma essência para banhos? Tem certeza? Nada a ver com Banho-Maria, nem com o Bolo da Tia Joana? É um delicioso pudim com maçãs, ovos e leite condensado?

Tabule. Está tabulado.

Pão de queijo, pão francês, pão-de-ló deixarei para depois. Seu Manuel, o português da padaria, haverá de me ajudar a tornar-me um perito no assunto.

Uma bela mulata! Não é isso a Alegria de Mulato? É um bolo. Com chocolate, claro! Esclarecendo: claro não é a cor do chocolate que deve ser preto.

Falsa torta. Essa é fácil. Uma mulher tentando enganar o perito da Previdência para obter aposentadoria por invalidez. Errei novamente? É por que a massa vai por baixo? Isso é pegadinha. Nem sabia que a massa das verdadeiras tortas ia por cima.

Cocadinha Infantil não é uma cabeçadinha na parede. Mas, altamente contraindicado a portadores de altos índices de glicemia. Doce, obviamente, feito com coco.

Amorzinho! Gostou da Lua-de-Mel, Torta de Suspiro?

Coco, farinha, açúcar. Misture tudo – não me perguntem como. Pronto! Está feito o Amorzinho. Sirva em forminhas.

Lua-de-Mel, apesar de não ter raízes baianas como o Abará, Acarajé e Vatapá, também é feito de coco e açúcar.

Epa!

Torta de Suspiro parece fácil, mas tirem as crianças da sala. A receita manda juntar os ovos as Claras em Banho-Maria, esperar aquecer e bater até o suspiro ficar duro.

Que tal um pouco de Bolachinhas de Amor? Nem me venha com essa história que um tapinha não dói. Maria da Penha disse que não pode. Não é bem isso? Bolachinhas de Amor, que devem ser feitas com muito carinho, são biscoitinhos e têm como ingredientes semolina, farinha de trigo, manteiga e fermento de pão.

Já que falamos em Lua, experimente um Pedacinho do Céu, feito de açúcar, ovos, amêndoas e massa folhada. Aproveite e, se encontrar algum, bata um Papo de Anjo – ovos, amido de milho e essência de baunilha... Essência? Na Espuma da Maçã não era essência, agora é.

Acho que querem me confundir.

Sabem quais são os ingredientes de Tâmaras Fingidas? Quem disse tâmaras, errou. Leite, açúcar, mel, manteiga, bicarbonato, coco, ovos e... essência de baunilha. Eu não sei o formato de uma tâmara, mas a receita manda dar o formato dela para servir.

Outra pegadinha? Marmelada de Laranja. Provavelmente fique mais apetitosa acompanhada de Laranjada de Marmelo.

Pesquisar receitas foi muito bom para meu conhecimento geral. Pude saber da existência da Toranja. Uma fruta da família dos Citrus, semelhante à laranja. Faz-se doce com ela. Será mais conhecida pela população em geral, quando for adotada por alguma mulher-fruta.

Vamos às receitas mais aristocráticas...

Manjar de Príncipe - doce de amêndoas e canela... Gelatina Rei Alberto – pudim de abacaxi, coco e leite fresco. Estou pesquisando se receberam esses nomes porque Grace Kelly, princesa de Mônaco, preparava as delícias para seu filho, Príncipe Alberto II?

Peralá!

Fatias de Bispo? Bombas? Pudim Molotov?

Isso é um livro de receitas ou um manual de terrorismo? Não tem erro de copia e cola mesmo?

Fatias de Bispo são fatias de pão mergulhadas em vinho. Tem lógica cristã. Molotov deve ser bomba russa. Quase isso. Claras de ovos, açúcar e caramelo. Boa maneira de explodir a glicemia.

Apesar da salada apresentada neste breve resumo propedêutico e perfunctório culinário, viram como não é tão difícil preparar pratos apetitosos.

Encoraje-se!

Rumo ao forno e fogão.

Não há o que temer. Basta prestar atenção e “acertar a mão” ou os dentes. Deve ser este o significado de “Al dente”.

De minha parte, continuarei não cozinhando, por alguns justos motivos inerentes e conseqüentes a essa prática. Não gosto de limpar o fogão - além disso, descobri que meu forno não é auto-limpante -, nem de lavar louças, muito menos melecar os dedos.

Eu, hein! Baba de Moça nas mãos.

Gugelhupf!

Não disse nada de mais. Nenhum palavrão. É apenas um bolo da região da Alsácia-Lorena.

Vivendo e aprendendo.

Vamos parando senão passa o ponto.

Este texto foi de abrir o apetite, não é mesmo, amiga... (Em tempo - tentei aprender alguma coisinha em programas de TV).

Deu-me uma fome.

Preciso comer algo.

Não encontro o telefone do disk-pizza.

Tenho de preparar algo rápido...

Oh! Da Kombi...

Salta um cachorro-quente completo, um churrasquinho de gato e um grego.

Sei lá do que são feitos.

Quero me empanturrar!

O suco é grátis? Sem gelo..

-------------------------------------------------------------------

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Uma Receita

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/umareceita.htm

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 10/06/2013
Reeditado em 12/06/2013
Código do texto: T4333992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.