Tuboteca é uma ótima ideia.

Uma ideia simples e ótima foi colocada em prática pela Secretaria De Cultura de Curitiba, a saber, a implantação de bibliotecas em algumas das maiores e mais centrais estações tubo de Curitiba. Para o leitor que não sabe o que é uma estação tubo digo que é uma plataforma de embarque para os ônibus do transporte coletivo. Foi colocada uma pequena estante ao fundo de algumas estações tubos onde diariamente são colocados certa quantidade de livros. Qualquer usuário pode pegar um livro para ler durante o trajeto do ônibus ou em sua casa. Após ler o livro o usuário deve deixá-lo em qualquer tuboteca existente para que outro usuário tenha acesso ao livro.

A ideia é ótima por proporcionar ao usuário de ônibus de Curitiba a possibilidade de transformar-se em um leitor. O leitor sabe que a vida moderna é corrida e com horário e preocupações de todos os tipos tais como: trabalho, criação de filhos, pagamentos de contas e outros. Com toda essa correria nem sempre o sujeito tem tempo e disposição de ir a uma biblioteca ou a uma livraria para adquirir um livro para ler.

Além dos livros que a Secretaria de Cultura coloca diariamente, também tem livros dos usuários do transporte coletivo, que foram convidados a participar do projeto doando livros para serem disponibilizados nas tubotecas. Parte da população tem aderido à ideia, e já vi vários usuários e até pessoas que não utilizam o transporte coletivo deslocarem-se até uma destas tubotecas para doar livros.

A qualidade dos livros disponibilizados é boa, e já tive a oportunidade de ler obras de autores consagrados como O Jogador do russo Dostoievski; Intriga e Amor que é uma peça teatral do filósofo e escritor alemão Schiller; Seminários de ratos que é uma coleção de contos de Lygia Fagundes Telles.

A tuboteca é uma ideia ótima e que certamente despertará o prazer da leitura em muitos usuários. E destaque-se que com um baixo custo para o poder municipal, porque é baixo o custo de colocar uma estante no fundo de uma estação tubo, e os livros são adquiridos através de convênio ou através de doações, e neste caso o custo é zero. É certo que nem todos os usuários vão transformar-se em leitores, mas também é certo que muitos transformar-se-ão, e neste caso cabe aquela lição do Mestre que diz que devemos semear porque algumas sementes caem em terras áridas, porém, algumas frutificam.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 11/06/2013
Código do texto: T4335676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.