NO MEU ANIVERSÁRIO

No meu aniversário, que foi neste dia 10, eu me recuperando de um acidente de moto... Acidente de moto já vem logo no pensamento: Quebrou algo, morreu, está no hospital? Mas comigo foi só um ferimento no joelho e leves contusões.

Pois bem, o dia amanheceu festivo e até ensaiou-se uma leve chuvinha. Se não fosse meu joelho doente eu e Ana teríamos feito um baita festão, mas foi muito bom!! Ela, a Ana fez um almoço daqueles, daqueles do “dia das mães”, daqueles que fazemos para uma visita especial com direito até a um suculento pudim!! Verdade! E os presentes? Bem da Ana além do beijão eu ganhei Uma calça e uma camisa, da Cecília (minha filha) um sapato nota 10 e outros presentes...Pra começar digo essas duas pessoas porque foi logo que amanheceu, estava ali na cama! Depois notei a Ana pra lá e pra cá numa impaciência danada. Mais tarde ela disse eu vou lá na Dalva, venho já e logo ela chega com o presente surpresa. Uma rede do VOZÃO, que belo presente Ana!, logo meu irmão chega com a camisa do TRI e então a festa estava completa.

Com o meu joelho doendo muito pedi para repousar e logo tomei banho e fui para a cama... Antes dessa festa do almoço e dessa festa de presentes, lá pelas 11 eu deitado escutei a Ana aflita ao telefone, Não diga isso! É mentira! Por favor, não!não!não! e eu sem saber de nada me levantei e fui ao encontro dela que estava em prantos. Que foi Ana? Ela: O Nonato morreu! Suicidou-se! Como? Que Nonato? O Nonato da Nilma do Raimundinho!! Raimundinho é o irmão mais velho da Ana. Estava morto o seu sobrinho. Como pode nesse tão esperado 10 de Junho! Então nós caímos num silêncio e sem saber o que fazer abriu-se um buraco nos corações e que só quem já perdeu um ente querido sabe da dor e da situação de tristeza.

E depois do almoço não teve aquele gostoso descanso, aquele cochilo da tarde... Foram ligações e ligações com palavras de conforto, de tristeza como se o mundo não houvesse mais nenhuma razão de ser. Irene (irmã da Ana) era a mais desesperada e tentávamos a todo custo acalma-la... E nesse momento me veio uma reflexão e um sentimento de dor que até então eu não tinha sentido. Naquele momento eu me senti no lugar da mãe que batalhou ardentemente para dar o conforto, educação e fazer dos filhos (sozinha ) em terras estranhas, fazer homens e com dignidade vencer na vida! Agora ao voltar do trabalho sentir essa punhalada da morte do filho sem pelo menos um adeus. É duro e uma dor insuportável. Nonato que conheci garotinho quando eu ia para o interior ver minha então namorada Ana. O nonato que em São Paulo cresceu, construiu uma família, venceu (mecânico de autos) e aparentemente viviam felizes, mas que neste anonimato existia uma amarga situação amorosa que provavelmente tenha sido a causa da tragédia. Agora queria deixar para a família e em especial à Nilma um grande desejo de superação pela orações e que na certeza DEUS tenha compaixão e que traga o conforto a esta mãe tão sofrida e tal qual MARIA ela certamente suportará fiel à dor da perda de seu filho tão amado!

Bem, quando chega a noite, Ana me chama para a reunião da Pastoral Familiar e eu achei estranho depois de tudo de todo o cansaço ela ainda ter esse desejo de sair de casa. Eu disse Ana está doendo muito o meu joelho e eu não vou, mas ela insistiu e disse que o Machado vinha nos buscar e eu aceitei. Me arrumei, vesti logo a camisa do TRI que ganhei do meu irmão e fui para a reunião da pastoral. Quando chegamos notei que havia um clima diferente na reunião, tudo espalhado, casais conversando muito, chegando amigos que não eram da Pastoral... Notei na mesa um grande bolo do meu querido VOZÃO. A ficha caiu! Era mais uma homenagem para meu aniversário e que vieram amigos e amigas! E foram muitas pessoas e vieram presentes e presentes e que dentre todos o mais importante foi a surpresa preparada por todos. Me senti a pessoa mais importante do mundo e que fica provado que a amizade não tem preço. Agora não queria citar nomes pois todos são amigos e só tenho que agradecer a tão bela festa e que sem dúvidas ficará para sempre marcado como o mais inesquecível e surpreendente de todos os meus aniversários!