Valentine´s Day - February 14

Hoje é DIA DOS NAMORADOS! Feliz quem tem um bem para comemorar a data e quem não tem? Pode passar o dia a se lamentar ou combinar com um amigo, também disponível, para sair e curtir um bom jantar ... Êpa! Esqueça! Esqueça! Sabe porque? Por que todo restaurante bom vai estar cheio, até mesmo os barzinhos, sem mencionar os cinemas e motéis! Melhor ficar em casa e curtir sua solteirice sozinho(a) ou melhor, um boa comédia ou filme de terror e a pipoca de micro-ondas e uma latinha de ginger ale da Schweppe´s ou até mesmo um Guaraná Antártica.

Nos Estados Unidos e no Canadá não têm Dia dos Namorados. Tem o
Saint Valentine´s Day (Dia São Valentino) que é muito melhor!

No
Valentine´s Day todo mundo ganha alguma coisinha, seja um cartão em forma de coração, um pirulito, um bombom, um presente que pode ser algo simbólico de algum amigo ou amiga, ou aquele presentão do seu amor. Seja lá o que for, um cartão, uma bela caixa de chocolates, flores, perfume, roupas, etc. ninguém fica a ver navios. É um dia que você presenteia quem ama, gosta demais ou simplesmente por quem tem uma grande admiração ou simpatia. Só para ter uma ideia, você pode comprar um belo cartão escrito: 'Happy Valentione´s Day Mother!' ou 'Have A Wonderful Valentine´s Day My Dear Best Friend' (Tenha Um Dia De São Valentino Maravilhoso Meu Querido e Melhor Amigo) e tem até para os profissionais que deseja prestigiar no dia, como o carteiro, o entregador do seu jornal (newspaper boy) ou da sua pizza de todo sábado à noite. Do nada, até você acaba ganhando um cartãozinho de alguém que você nem esperava. A data também é utilizada para manifestar a admiração oculta assim, quem está sem sua tampa da panela, pode enviar via correio, e-mail, entregar pessoalmente ou mandar fazer um special delivery de flores ou algum outro mimo a aquela pessoa que você está flertando já algum tempinho mas não teve a coragem de se manifestar. Se aquela pessoa estiver sem ninguém no Valentine´s Day e receber algo de alguém ... Hummmm ... É sinal que pode rolar alguma coisa, né! Por que não arriscar?

Dia 14 de fevereiro já é um dia frio e se você não for uma criança com muitos amigos, seu Valentine´s Day vai ser soda! Charlie Brown quem o diga!
                                     

Ao entrar para o kindergarten (palavra alemã usada no vocabulário inglês para dizer jardm de infância por que KINDER = criança e GARTEN = jardim) você é apresentado a todos os feriados pela sua professora que procura comemorar todas as datas junto aos seus alunos. Fevereiro é um mês concorrido por que além do Valentine´s Day também temos os aniversários de dois dos presidentes mais populares dos EUA: Abraham Lincoln (12/02) e George Washington (22/02). Além dos presidentes, os americanos também comemoram o 'Black History Month' durante todo o mês. As escolas apresentam trabalhos, filmes, fazem leituras sobre Rosa Parks, Ruby Bridges, Washington Carver e outros importantes negros na históra dos EUA. 

                              
                           Washington                                      Lincoln  



                        
                                           Nós somos parte da história Negra por causa deles.



Algumas semanas antes do dia 14 de fevereiro, sua mãe faz as compras no supermercado local ou passa na papelaria com você para escolher uma caixa com vários cartõezinhos com os mais variados dizeres e poeminhas para Valentine´s Day. Esta caixa contem em média duas dúzias de cartãozinhos.

                                    

                       
No kindergarten, cada sala tem em média vinte alunos, portanto uma caixa é de bom tamanho mas se você quer conquistar alguém mais especial ou uma paquerinha da primeira série você vai ter que investir num cartão especial que vai sair por uns $4.00 ou mais. Para uma criança é melhor gastar num sorvete mas, para um 'teen' e adulto faz toda diferença! Pode acreditar!

                             

Você deve estar pensando que a semana do Valentine´s Day é meio que perdida em matéria de ensino né? Mas não é não! Tem professora que promove a criação artesanal dos cartões assim se você for criativo, bom com giz de cera e canetinhas e purpurina, o aluno faz a sua produção independente para Valentine´s Day e economiza naqueles $4.00 ou mais. Por isso a caixa para  os cartãozinhos, mais ou menos como a caixa do correio elegante nas festas juninas. E a profi matando aula com Valentine´s Day! Quanto tempo precioso gasto com bobagem. É o que você deve estar pensando né? Mas, não é bem assim não meu caro leitor! Aí que começa o grande dilema da criança de cinco ou seis anos.

No aconchego de seu lar, você vai scolhendo os cartõezinhos mais bonitos para os meninos mais legais da sua sala e quem sabe, um ou outro cartão bonitinho para sua melhor amiga. Ou você resolve fazer seus cartões por que a grana anda curta no seu bolso. Não esqueça que você está no kindergarten! Nem todo mundo sabe escrever seu nome direito e a caligrafia não é nada espetacular. Aí você erra e não tem como apagar por que escreveu à caneta. Agora são duas dúzias de cartãozinhos menos um (e este que você borrou era o mais bonito para aquele alguém especial!). Lembre-se, estamos algumas semanas antes do Valentine´s Day e você com aquela ansiedade toda. Na verdade, seu primeiro Valentine´s Day oficial! Dos vinte e quatro cartãozinhos sobram mais ou menos quinze por que você errou ao escrever o nome daquele garoto ou garota e você não pode ficar sem mandar uma mensagem de carinho para todos os seus colegas, não é mesmo? Por isso, na próxima ida ao mercado, você vai pedir mais uma daquelas caixas com os cartõezinhos para sua mãe e para evitar uma possível desgraça, sua mãe que é bastante esperta acaba comprando aquela caixa bem maior com cem cartõezinhos por que quanto mais você compra, mais você economiza. Na empolgação toda, você manda cartão para toda sua classe e você ainda pratica sem saber a sua caligrafia! Uma semana antes do Dia D, a professora pede aos alunos para ajudá-la a confeccionar uma caixa grande, tipo correio elegante, que será usada para guardar os cartões e bilhetes até o Valentine´s Day. A caixa tem que ter a cara da data assim ela é da cor do amor e da paixão, é coberta de corações e estrelas além de dizeres sobre o amor, sem contar os Xs e Os! (OBS: X = beijo e O = abraço) Durante aquela semana a caixa vai sendo recheada com envelopes coloridos que contem  cartões de todos os tamanhos.  

             

Vale também escrever mensagens! Aí é que a garotada se anima e escreve algo todo dia! A professora incentiva a leitura de poesia e a turma toma interesse na poesia para ganhar o seu 'amor' com algum versinho tipo:

                              
A biblioteca já não tem mais livros de poesias nas prateleiras! Os alunos pegaram todos emprestados para escrever mensagens nos seus cartões ou para copiar alguma ideia ou verso legal e fazer o seu próprio texto ou até mesmo poema. 

Alguns envelopes carregam balinhas em forma de coração! Cada coração tem uma mensagem singela ou até arrasadora para uma criança de cinco ou seis anos! 

                
                         Mensagens do tipo: Mexe o meu amor; Mesa para 2;
                      Gostosinho(a); Doce amor; Tortinha doce; Meu doce etc. 


Como vê brasileiros, a data inspira e permite o primeiro "tezãozinho" liberado além de proporcionar um belo  aprendizado! Uma lavagem cerebral muito boa pra estimular e melhorar aptidões como o desenho, habilidades manuais, poesia, teatro, caligrafia, música, história e geografia. Sim! História e geografia! Por que aprendem sobre a origem do
Valentine´s Day que leva esse nome por causa de São Valentino e a professora mostra o mapa mundi apontando onde toda a história começou. Desde o kindergarten a criança tem intimidade com mapas por que toda sala tem um mapa mundi, um dos EUA e do estado onde o aluno vive.  O mapa não é enfeite mas um instrumento para estimular a imaginação e o desejo de conhecer o mundo que ao ingressar na escola a criança percebe que o seu mundinho agora é um "MUNDÃO"! Cada garotinha e cada garotinho fica imaginando para onde pode ir um dia mas hoje, Valentine´s Day, todo mundo só quer saber de uma coisa: quantos cartões vai ganhar! Cada cartão representa um(a) admirador(a)! Hoje é o Dia D! A turma vai descobrir quem são os alunos mais populares da sala e isto é equivalente a quem é a mais gata e mais gato!   

Chega
Valentine´s Day! A escola já está toda enfeitada para o grande dia! Os alunos capricham no visual ao colocarem algo vermelho para mostrar que entraram no clima da data comemorativa e todos trazem algum doce ou salgado para a festinha no final do dia que será brindado com leite. A presença do cupcake é um 'must'! É o doce preferido da garotada hoje e ele será degustado nos sabores chocolate e morango com roupagem também toda especial para o dia do amor.

                  

Meninas desfilam com seus vestidos na cor rosa ou vermelha (ainda não sabem que rosa é para o amor e vermelho significa paixão!) com fitinhas e rabicós combinando com coraçõezinhos no cabelo e nas orelhas. As mães vestem seus pequenos príncipes em coletes vermelhos estampados com corações brancos. Um ou outro garoto exibe seu novo boné do Boston Red Sox que é de bom tom por que acabou de ganhar da vovó especialmente para
Valentine´s Day.

               

A cor vermelha invade não só as escolas mas as universidades, os hospitais, escritórios, consultórios, estabelecimentos comerciais, etc e todas as cidades dos EUA. New York City é a campeã! A data é oficialmente líder em números de casamentos realizados no país e creio que no mundo todo! Até o Empire State se veste para a ocasião especial além de promover casamentos no último andar!

                                


A aula começa e nada de entregar os cartões. A professora sente a ansiedade exalar na sala, o nervosismo também afinal, é o primeiro Valentine´s Day oficial dos seus alunos. Ela informa que a caixa do correio elegante será aberta após às 14 horas, o horário da pequena confraternização para celebrar a data. O dia parece interminável e o cochichar domina a sala de aula o tempo todo. Todo mundo querendo saber quem enviou cartãozinho para quem. Mas, você não conta não por que pode virar fofoca e seu nome vai estar circulando pela sala como se estivessem brincando de telefone sem fio. Vai que seu nome acaba conectado ao nome daquele(a) garoto(a) que é nada simpático(a) e bonitinho(a)? Hummmmm ... você vai ter que aturar as brincadeirinhas tipo: "É namorado(a)! É namorado(a)!" E isso vai durar até início de junho quando o ano letivo termina! São nada mais, nada menos que quatro longos meses de pura baboseira e tormento!

A professora escolhe um casal para abrir o correio elegante e distribuir as mensagens. Mas, sempre tem quem deixa para o último instante para depositar o seu mimo.


                  
O casalzinho reveza em chamar os nomes dos destinatários. A menina chama os nomes dos meninos e entrega o envelope ao seu dono. O menino faz a mesmíssima coisa em relação às meninas. Alguns nomes são chamados mais de dez vezes, outros bem menos e ... tem gente que ganhou nem se quer um cartãozinho!

                  
                             Colocando os 'Valentines' na caixa do correio elegante.

                  
                             Alegria e tristeza após a distribuição dos 'Valentines'.

Que bomba! Tem colega que não ganhou nada! Nadinha! Ué!? Você pensou que a aquela amiga sua mandaria um cartão para o fulano por que ela escancaradamente declarou que gostava dele e como ela é muito mais areia do que você pro caminhãozinho dele você desistiu da ideia em gastar seu tempo e cartão com ele. Mas, ela não mandou! Ela mandou pro seu paquera!!! Que amiga da onça!!! Todo mundo freneticamente abrindo seus envelopes e lendo seus cartões! Mas, a euforia toda vai aquietando ... É que, é que ... Você não ganhou o cartão daquela pessoa que você esperava! Que baque! Que decepção!  Pior é aquele coitado que ganhou nenhum cartão!  Não! Você não tem pena de ninguém, a não ser de VOCÊ! 


                        

Aquele momento tão esperado, tão desejado passa assim como  num piscar de olhos! Cada um volta à sua carteira e vai exibindo o que recebeu. Tem quem tá com sorriso de orelha à orelha e tem também quem não gostou nada da brincadeira toda. E você não sabe da maior! Tem bilhetinhos e cartinhas de puro bullying terrorista! 
                       
                             Vai pro inferno! - Quero que morra! - O amor fede! - 
                            - Você é um SACO! - Você NÃO é meu amigo! - TE ODEIO!    

Como a vida pode ser tão cruel! E este é apenas o primeiro Valentine´s Day da garotada do kindergarten! É, as atividades realmente ajudaram a aumentar o vocabulário! E como!!!

Mas, ainda tem aquela pessoa que mora longe e sempre lembra de você com muito carinho! Quem sabe, o carteiro não deixou uma carta pra você? A esperança é a última que morre, ou não? 

                

Como canta o Renato Russo, 'Quem acredita, sempre alcança!'

O meu primeiro Valentine´s Day  oficial foi muito bacana. Foi em 1966 quando eu tinha cinco anos e era aluna da Hawkins Street School em NJ. A minha professora era a Mrs. Williams e creio que por ser negra e ter sofrido com o preconceito racial, ela sempre tinha o maior cuidado em proteger seus alunos. No Valentine´s Day, Mrs. Williams levava cartões a mais e lembrançinhas como lápis vermelhos, réguas com corações, balinhas em forma de coração, etc. Se por acaso alguém tinha esquecido ou os pais recusavam a gastar dinheiro com 'a bobagem toda do Valentine´s Day', ela ajudava a escrever o cartão durante a aula. Ela mesma escrevia um cartão para cada um dos seus alunos com uma poesia que refletia algo de bom que aquele aluno tinha. Ela personalizava aquele cartão com muito carinho e amor. Eu adorava a Mrs. Williams e seu jeito todo especial. No kindergarten eu aprendi muitas coisas, principalmente a ser generosa e responsável por causa dela.  

Como citei, meu Valentines Day foi muito bom e lembro daquele dia até hoje. Recebi muitos cartões e até flores de um menino que era o meu vizinho, o Joey. Dançamos durante a confraternização e ele me serviu biscoitos que havia trazido para nossa festinha. Eu era muito acanhada aos cinco anos de idade e não me atreveriria a demonstrar meus verdadeiros sentimentos em relação ao Joey por que ele era o garoto mais cobiçado pelas meninas e tinha uma certa garota que fazia questão em dizer que ela seria a namorada dele brevemente. Esta garota era bem maior do que eu e era um 'bully' mirim, aí eu não queria aparecer em casa com um olho roxo e ainda por cima explicar o porquê ao meu Pai, afinal, Valentine´s Day é o dia do amor, certo?                   
                               
                     

Todas as imagens foram copiadas do Google. As imagens de Charlie Brown e Sua turma são de criação de Charles Shultz. 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 12/06/2013
Reeditado em 12/06/2013
Código do texto: T4338112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.