TENHO ALGUMAS RESERVAS AO USO ABUSIVO DE METÁFORAS ...

TENHO ALGUMAS RESERVAS AO USO ABUSIVO, DE METÁFORAS!

(texto- crítica, escrito por Janil Lopes Corrêa - jlc - jan)

Linguagem que não foi feita para a gente do povo, nossa grande maioria, analfabetos funcionais, o que, por isso, considero um excesso de pedantismo!

Darei um exemplo, permitam-me a interpretação, do que considero o uso abusivo de metáforas:

Se, o texto abaixo, que me foi enviado por e-mail, for verdadeiro, tenho que considera-lo. Na minha modesta opinião, esse, é o cúmulo do abuso da metáfora, o que o torna um diálogo obsoleto, e uma leitura cansativa. Nem as metáforas escritas pelo grande Rui Barbosa, tolero. HAJA PACIÊNCIA! Eis o texto enviado:

“Dizem que Rui Barbosa, certa vez, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Foi averiguar e constatou que havia um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se, vagarosamente, do indivíduo e, surpreendendo-o, ao tentar pular o muro com seus patos, disse-lhe:

- Oh, bucéfalo anacrônico! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fizeres isso, por necessidade, transijo; mas se é para zombar da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, indaga:

- Dotô, rezumino... Eu levo ou dêxo os pato?...”

Meu caseiro leu isso e trouxe-me correndo para perguntar: "Que palavrões são esses dotô?"

Tive que explicar-lhe o significado de cada palavra, que ele não havia entendido e nem podia, coitado!

A opinião, abaixo, de quem me enviou o texto acima, é coincidente com a minha.

“O autor desta forma exagerada de polir suas palavras, a ponto de não ser entendido “pelo vulgo”, foi Rui Barbosa.

Homem de rara inteligência que, em uma de suas passagens, quando representava o Brasil, na Inglaterra, teve a “audácia” de colocar, na janela da pensão, onde se hospedara, uma placa onde se lia: “Ensina-se Inglês”.

Ele, coincidentemente, estava nessa janela quando ouviu alguns estudantes, brincando, falarem: quem é esse brasileiro para querer nos ensinar inglês.

Rui Barbosa, então, após ouvir aquilo, retirou a placa e colocou outra: “Ensina-se inglês, aos ingleses”.

Ao representar o Brasil, num grande congresso em Haia, após discursar em todos os idiomas dos diversos representantes do mundo, na época, empolgou de tal maneira a plateia que ganhou o apelido de “Águia de Haia”.

Significado das metáforas, palavras pedantes proferidas, por Rui Barbosa:

BUCÉFALO – o que é estranho

ANACRÔNICO – antiquado, obsoleto...

INTERPELO – interrogo bruscamente

VALOR INTRÍNSRCO – valor imediato

BÍPEDES – que possui dois pés, duas patas...

PALMÍPEDES – que tem os dedos dos pés unidos por uma membrana.

OVÍPAROS – que nasceu do ovo.

VIL – que tem pouco valor, mesquinho, miserável

SORRATEIRO – à calada, escondido.

PROFANAR – violar, invadir.

RECÔNDITO – secreto oculto.

SORRELFA – disfarçado para enganar

SOCAPA – manha, dissimular, disfarçadamente.

TRANSIJO – conciliar, fazer um acordo

PROSOPOPÉIA – personificar coisas inanimadas – ex.: O pão olhava para ele como se dissesse coma-me...

FOSFÓRICA – brilhante.

SINAGOGA – igreja judaica.

VULGO- coisa ou pessoa vulgar. Referindo-se à pessoa, pode ser apelido, plebe...

jlc
Enviado por jlc em 14/06/2013
Código do texto: T4340890
Classificação de conteúdo: seguro