CEREJEIRAS...
        Há quem me pergunte. Porquê escolhi para abrir o meu   “recanto das letras”, a flor e a árvore “cerejeira”, já que há tantas opções para escolher e emoldurar o portal onde escrevo.
        A razão é simples.A cerejeira é árvore originária da Ásia, algumas são frutíferas outras dão madeira nobre. O povo japonês venera essa árvore,como se fosse divina.Até mesmo nos Estados Unidos, em Washington há numerosas delas,próximas a Casa Branca.
        Não vai aí nenhuma justificativa preconceituosa contra as nossas árvores frutíferas nem também contra as que dão a melhor madeira, como o Pau Brasil,Jacarandá da Bahia, Peroba e tantas outras, que enfeitam a nossa paisagem brasileira...é simplesmente um valor subjetivo que tento passar agora.Há tempos essas nossas árvores tem sido,desde o descobrimento o desejo e a cobiça dos colonizadores e ,ainda brasileiros invadem nossas florestas -especialmente- na Amazônia,para dilapidar aquilo que de graça a natureza nos deu e criminosamente continuam levando País afora,sem nenhuma piedade e sem nenhum respeito,aquilo que é uma dádiva.Preciosidade pura.Ouro,ouro verde.
        Enquanto as nossas árvores são aclimatadas no clima tropical, a cerejeira, cujo nome científico é “cerasus”,sub-gênero da “prumus”,esta adora o clima frio,embora,particularmente,não sou chegado nesse clima, que entre os íntimos falo que o “inverno é um fenômeno de mau gosto”... Jamais gostei dessa fase do ano e, além, sou alérgico a essa baixa temperatura. Prefiro mais o sol, porque até meu nome vem do grego,e significa “sol”.Embora gosto da cultura da Grécia antiga,por tantos filósofos e pensadores,copiados  pelos romanos e até Santo Agostinho, a minha origem é romana-italiana e  –graças a meu pai,que tudo guardava-consegui a cidadania italiana,eis que ao abrir sua gaveta,da escrivaninha,após sua morte, estava conservado o documento de desembarque dos meus ancestrais,vindos como imigrantes para este grande País,quando  a Itália ainda era Monarquia.Assim começa o documento,em italiano: “Por ordem do Rei Humberto I, rei da Itália, faço saber a todas as autoridades...etc,etc”.Uma preciosidade do século XIX.
        Ainda quanto a cerejeira ela pode dar frutos,sendo a vermelha a mais comum.Esta geralmente é doce e dá para fazer com a polpa, suculenta sobremesa,compotas,licores até bebidas em forma de licores. Coisa fina.As cerejas tem cálcio,proteínas, ferro,vitaminas A,B,e C. Tem também tanino que consumido em excesso pode causar problemas estomacais.
        Para ser bem cultivada necessita de 800 a 1000 horas de frio.Coisa que brasileiro não iria gostar.
        Conhecida no Japão como “sakura”- a flor da cerejeira-ela está associada ao samurai cuja vida era tão efêmera quanto a  própria flor quando desprendia da árvore.O fruto tem o significado de sexualidade. A cor vermelha se associa ao amor bem intenso,lembrando o lábio de uma amante e ao mordê-la, o suco lembra o sangue que sai da boca,aparentando sangrar. Há,pois,entre a cerejeira e o amor uma ligação direta. É isso que eu faço,de vez em quando aqui no recanto- entrego-me às letras para o prazer extasiante do orgasmo em forma de letras.Curiosamente,enquanto na árvore, a fruta representa pureza.No chão,caída,significa a chamada perda da inocência e da virtude.Uma cereja- simbòlicamente- provada representa a perda da inocência e da virtude,não é mais virgem...assim pensam os orientais.Hoje sou “cerejeira” caída.Já na Índia, a bela flor de cerejeira é considerada sagrada e segunda a lenda,onde ela existe,não há miséria,nem falta nada.
Por outro,quando criança li no consultório médico a seguinte mensagem:”Sê como o sândalo que perfuma o machado que o fere”.
Sabe que até hoje não vi uma árvore de sândalo...mas a frase achei interessante.
A vida parece ser igual a folha da cerejeira e o sândalo uma mensagem que levarei até o fim da vida...sem nada saber sobre esta última.Mas deve ser perfumada e da boa...irmã da cerejeira!