(Entardecer. Praia de Ipanema, Rio de Janeiro. Foto da autora)




NO ENTARDECER DA EXISTÊNCIA

15 de junho – Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso - data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

A data é um convite à reflexão. Quem foi acostumado a amar e respeitar os mais velhos, sente o maior prazer em dar amor, carinho e a ter muita paciência quando eles chegam à velhice. Infelizmente, muitos idosos sofrem, vítimas da violência e dos maus tratos que, não raras vezes, acontecem na própria família, isso quando não são abandonados em asilos (alguns clandestinos), sem a mínima condição de uma vida digna e, o pior de tudo, sem receber a visita de filhos e netos. E quantos os idosos, além de serem abandonados, também são privados de seu dinheiro e bens, esse tipo de situação deve ser denunciada aos órgãos competentes, ainda que haja receio de represálias. A violência não é apenas física, também pode ser psicológica, e todo o tipo de violência deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

Hoje são “velhos”, mas ontem foram novos e, com certeza, nos deram muitas alegrias.
Possamos valorizar, não apenas os nossos, mas todos os idosos, pois graças a seus ensinamentos que conseguimos alcançar nossas metas e ser o que somos hoje. E, ainda que hoje nem sempre sintam vontade de sorrir para nós, continuam agradecendo o nascer do sol a cada manhã e sorriem para si próprios…
Possamos acarinhar aqueles que nos preservaram a existência ainda frágil, nos panos do berço; aqueles que nos equilibraram os primeiros passos; aqueles que nos enxugaram lágrimas e afagaram os sonhos da meninice. 
Possamos auxiliá-los, tanto quanto pudermos, porque é possível que venhamos a conhecer o brilho e a sombra que existe no entardecer da existência... 

Ana Flor do Lácio
Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 15/06/2013
Reeditado em 18/07/2013
Código do texto: T4343028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.