QUEM MANTÉM A DITA DURA?

Vivemos em uma perene ditadura. Uma não, várias.

Da ditadura militar, ainda temos resquícios, como a insuportável voz do brasil, que as rádios obrigatoriamente devem transmitir de segunda a sexta, as 19:00. A truculência policial nas abordagens de rua,onde somos obrigados a mostrar os nossos documentos, sendo que não há nenhuma lei que diga que somos obrigados a provar quem somos.

O voto obrigatório, que é uma forma explícita de antidemocracia.

Ainda temos a repressão violenta à movimentos sociais de borda, como o que presenciamos estupefatos recentemente, onde estudantes paulistanos marcharam nas ruas da cidade contra o aumento da tarifa de transportes públicos e pelo passe livre, e foram rechaçados brutalmente pela polícia.

E você ainda acredita que vive uma democracia plena.

Temos a ditadura midiática, que por sua vez, impõe outras ditaduras, como a ditadura da beleza, onde é imposto um arquétipo físico, onde as mulheres padronizam a sua estética corporal, a custa de cirurgias plásticas, lipos, etc.

A ditadura da moda, que empurra goela à baixo dos incautos "moderninhos" as aberrações estilísticas emergentes.

A ditadura do consumismo, que nos torna consumidores autômatos, compulsivos, hipnotizados pela estratégia de marketing que nos acerta em cheio, atiçando em nós a volúpia pelos produtos anunciados.

Enfim, são várias ditaduras que nos encarcera a cada momento, e se eu fosse enumerar todas, daria um livro.

Eu poderia incluir nesta lista, a ditadura religiosa. sei que muita gente não vai gostar. Que se exploda! Eu não tô nem aí pra curtidas de meia dúzia de oligofrênicos carolas.

Vez por outra, sou abordado por reformistas cognominados crentes, que querem que eu aceite a ideologia deles. O lema deles é "jesus é o único caminho." Já começa por aí a imposição. Seria uma ditadura crística? Ora e se eu quiser seguir buda ou outro avatar?

Com certeza serei relegado ao título de seguidor de satã, como são denominados os que não seguem ao Cristo. E, se eu quiser ser agnóstico, se quiser ser ateísta? Se eu não quiser ser nem gnóstico nem agnóstico. Nem teísta nem ateu?

Pelo que cheguei à conclusão, a vida é cruel, pois ela é ditadora. nos impõem uma posição, pois mesmo sem escolher nada, estarei escolhendo alguma coisa. até o não- escolher já é uma escolha, e ficarei cativo dela.

Wandeilson Bezerra