um grito pede PASSAGEM - muda Brasil!

Resisti um pouco em sair na rua pra ver o que estava acontecendo, pensei que era a banda tocando mais uma marchinha, pessoas contaminadas pela euforia decadente. Julguei mal e justifico: a banda passou muitas vezes pela minha janela e atras dela um cortejo de oportunistas sempre pronto para tirar proveito da situação me surpreendia: Um cortejo quase fúnebre disfarçado de procissão, pessoas alienadas disfarçadas de fieis. Então eu baixei as portas, sentei de frente para a televisão e não quis mais ver a rua, não quis me esperar que a união fizesse a força e alguma diferença.

Então um grito se meteu pelas frinchas da porta sem permissão, rasgando o silêncio como crepom. E nem veio da rua onde a banda realmente passava... o grito ecoou da tela da tv para todos os lares do país! Pedestres e burgueses empobrecidos, operários da construção civil e professores, veterinários e dentistas, médicos e residentes em formação, o mixe e a puta, o padre e o pastor, a dona de casa e o desempregado, o casal gay e a mulher do meu amigo estavam na tv e gesticulavam na minha direção. Sem saber o que pensar lembrei do tempo que eu ouvia meu pai contar como era difícil ganhar a vida no tempo dele, lembrei da minha mãe costurando até tarde para comprar leite para os menores. Na tela da tv eu via meu pai e minha mãe.

E gritei.

Gritei tão alto que o vizinho veio saber o que estava acontecendo, a banda que ia no quarteirão da frente parou e o maestro pediu que um menino viesse saber quem estava sofrendo tamanha dor. Um grupo se reuniu na porta da minha casa e, por entre os corpos que se espremiam, o menino furou sua passagem e vitorioso ergueu a cabeça quando botou seus olhos em mim e disse:

_Ah! é você... pensei que estava triste e sentindo dor.

E, de volta para a turba lá fora, anunciou:

_o Brasil está nu!

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 18/06/2013
Código do texto: T4347048
Classificação de conteúdo: seguro