Sentimentos Comuns

Jornais de todo o mundo não destacam outra coisa em suas paginas principais, senão a revolta do pacato povo brasileiro. O The New York Times disse que milhares de manifestantes saíram às ruas do país protestando contra o alto custo de vida e os gastos com estádios de futebol, O Le Monde da França, Publicou que uma maré de manifestantes provocou cenas de caos no Rio de Janeiro, afirmando que 200 mil pessoas protestaram contra o preço dos transportes e os gastos para a Copa do Mundo de 2014. Enquanto o El Pais da Espanha destaca como causa dos protestos o descontentamento do povo com a corrupção e o aumento do preço dos transportes coletivos.

E segundo as teorias daquele negativo Capitão da força Aérea Americana, Edward Murphy, Qualquer coisa que tenha a mínima chance de ir para o zinabre com certeza zinabrará (Lei de Murphy). Aplica-se no Brasil do momento. Vamos pensar que em 1888 uma manobra da Monarquia para não ficar mal com os Países que levantavam a bandeira da Revolução Industrial, tirou os negros das senzalas e jogou nas ruas, fazendo com que uma multidão incontável de desvalidos se submetesse a vilipêndios piores que os sofridos outrora. Obrigando os homens à marginalidade e as mulheres (parte delas) a prostituição. A Republica das Oligarquias toma o poder e ao invés de criar políticas públicas de melhoria de vida para o povo, unem as forças coronelistas e ampliam a desigualdade social. Nesta fase houve diversos levantes, confrontos e muita violência do Estado contra o cidadão comum em busca do seu direito. Canudos do Beato Antonio Conselheiro é um exemplo de como aquela gente padecia de mote para suas vidas, e como os Governantes financiados por latifundiários resolviam à questão.

Assim a política de interesses veio ditando as regras, fazendo a sua maneira manobras que favoreciam seus pares. O populista ditador Getulio Vargas que intitulara “Pai-dos-pobres” usava mãos de ferro quando suas vontades não eram respeitadas, brincou de matar adversários, prendeu, cassou, deportou. Inclusive é o responsável direto pela morte de Olga Benário nos Campos de Concentração de Hitler. Os ricos ficando mais ricos, milionários, bilionários, desmatando as florestas para criação de gado, desviando rios para suas propriedades, introduzindo suas versões nos livros de história, para que o cabresto de puxar pobre continuasse cada dia mais seguro. Enquanto isto pequenos agricultores perdiam suas terras por demarcações tendenciosas, trabalhavam de sol a sol e não conseguiam o bastante para sobreviver. Deixaram os campos e foram para as cidades com um analfabetismo gritante, em volta da mulher rodeada de filhos, onde o sonho de melhoria tornara-se o pior dos pesadelos.

Passaram ditaduras, eleições indiretas, impeachment e a venda da Vale do Rio Doce a preço de banana. Aposentados chamados de vagabundos, homossexuais agredidos, negros mortos por serem confundidos com bandidos, desordem no progresso, ou melhor, um “caos no Congresso”. Denuncias e mais denuncias maculando a imagem da nação, ex-guerrilheiros do Araguaia apontados como chefes de esquema. Agora o grito de basta. De todos os ângulos que se olhe não há mais como negar que aquelas pessoas não são apenas pedestres, nem estão unidas para confraternização. Estas pessoas somos todos nós que por mais distantes que estejamos do epicentro, temos as mesmas dores e os mesmos sentimentos.