MINHA ESQUIZOFRENIA OU A PRIMAVERA BRASILEIRA?
     Estava pensando que eu estava esquizofrênico, ou seja, que eu tinha surtado e perdido completamente o contato com a realidade. E parecia irreversível. Ligava a TV e só ouvia falar de Copa das Confederações e Copa do Mundo. Uma mídia ensandecida gritava o tempo todo: “cada aparelho de televisão vai virar um altar”, “todos unidos numa só voz”, “a rua é a maior arquibancada do Brasil” e tome gente completamente feliz pulando e dançando. O país do futebol é só futebol. Você vai assistir a um jogo e vê o nacionalismo alienado e um endeusamento extremado (de coisa nenhuma afirmo) gritando desesperadamente frases do tipo: “vai Fenômeno”, “é o Imperador”, “é o maior de todos os tempos”, “é o fabuloso”, “é imbatível”...
            Meu Deus! Isso é muito pior do que o “Pra frente Brasil, Brasil / Salve a Seleção” no pior período da Ditadura. À época pessoas eram torturadas e assassinadas nos porões e uma Nação inteira comemorava ser campeã de coisa nenhuma. Sim, porque o que muda de verdade na sua vida no dia seguinte ao título? Fora a “ressaca” e a ilusão hipnótica de que é um Grande Vencedor? A História não ensinou nada? Assistimos ao Governo “torrar” 28 (vinte e oito) bilhões para as Copas no Brasil e comemoramos? Vemos a criação artificial de Símbolos e Mitos para o consumo como o Neymarketing, como o Fenômeno Ronaldo que chegou a ganhar milhões para emagrecer enquanto milhões trabalham de sol a sol e só ganham o suficiente para não morrerem de fome.
            Assistimos governantes sendo eleitos sempre prometendo mudanças paradisíacas e quando eleitos eles vão ao Paraíso, mas deixam a sociedade nas chamas infernais do abandono. Onde está a Saúde que previne doenças e a que acolhe e salva vidas? Onde está a Educação que pode alavancar a cidadania plena, o desenvolvimento econômico e social? Onde está a Segurança para garantir a vidas das filhas e filhos desse Estado e dessa nação?
            O pior é que todos sempre são eleitos repetindo como um mantra de que são o “Novo”, mas envelhecem e entram em decomposição moral logo em seguida ao parto eleitoral. E todos passam a ser símbolos da incoerência. Aliam-se a quem antes demonizavam, praticam o contrário do que combatiam.
            Todos passam a amar o Poder e viram fonte inesgotável de produzir milionários entre os que formam o seu time de governabilidade. São uns “Fenômenos” de enriquecimento rápido e repentino. Fortunas surgem do nada, mas a sociedade perde tudo a que tem Direito para viver e poder ser feliz. E a corrupção passa a ser a regra porque a sociedade prefere gritar GOL enquanto é vilipendiada.
            Não quero dizer que o Futebol seja ruim. É o esporte das multidões e representa uma verdadeira indústria econômica e social. Traz muitas oportunidades e possibilidades. Mas em uma sociedade alienada ele passa a ser um fenômeno de manipulação e dominação social, sempre foi assim. Mas numa sociedade liberta pode ser visto como vida e alegria (afinal esses são objetivos dos Esportes).
            No entanto, no auge do meu surto, no devaneio da minha loucura veio uma esperança salvadora. Não sei se real ou fruto da minha imaginação: vi o povo nas ruas reivindicando, lutando, dizendo não. A juventude brilhando esperanças e iluminando a escuridão criada pelos poderosos de plantão.
            Eu pensava que só poucos loucos como eu sabíamos que vivíamos numa Matrix, mas a loucura está se espalhando, utopias retornando. Será apenas a minha Esquizofrenia e nada está acontecendo ou é de verdade a Primavera do Brasil?