A vitória do Brasil

Ótimo, o Brasil ganhou a Copa das Confederações, com uma bela goleada, na qual surpreendeu a Espanha, que vinha jogando invicta há várias partidas. Os brasileiros comemoraram com a costumeira euforia e Neymar provou que faz jus à fama de grande promessa do futebol. Mas, o que o povo brasileiro realmente tem para comemorar? O jogo passou e os jogadores terão o que comemorar, pois, alavancarão suas carreiras, atrairão contratos milionários, serão respeitados. E quanto a nós?

Os problemas que nos têm levado a protestar nas ruas continuam e ver a vitória espetacular do Brasil já não basta para muitos. De que adianta sermos o país do futebol e não sermos o pais da saude decente, da educação de qualidade e que oferece segurança a seus cidadãos? Os próprios jogadores que conquistaram o campeonato da Copa das Confederações têm se manifestado favoráveis aos protestos indignados dos brasileiros e, nas partidas em que jogaram, em particular contra a Espanha, fizeram questão de cantar o Hino Nacional Brasileiro com força para declarar seu patriotismo.

Eu não acompanhei quase nenhuma partida, só assisti à última porque vi que, com tantas bombas que as pessoas estavam soltando, eu não poderia ficar no meu quarto lendo um livro. Então, fiquei assistindo, ainda que sem torcer, porque, para mim, o resultado só muda a vida dos jogadores, não a dos brasileiros. Quando o Brasil ganhou, achei apenas que os brasileiros fizeram uma bela partida e merecem todo o nosso

respeito pelo trabalho espetacular que desempenharam.

Durante toda a Copa, fiz campanha na Internet dizendo que o governo usa o futebol para manipular o povo e desviar sua atenção dos problemas que merecem sua atenção, além de dizer que o certo seria os brasileiros boicotarem as partidas. Bem, aqui em casa, esta campanha do boicote não deu certo não. Meu pai assistiu a todos os jogos, entusiasmando-se como se sua vida dependesse dos resultados e minha mãe,que sempre concordou com o que eu falei, na final da Copa das Confederações, emocionou-se ao ouvir os jogadores cantarem o Hino com tanto fervor e começou a torcer. Bem, se as pessoas estão tão alegres em ver os jogadores em campo, não vou estragar a felicidade delas. Também não vou desdenhar da vitória do Brasil, que foi espetacular. Mas espero que a alegria pela vitória não desvie a atenção do povo para os problemas que têm que ser resolvidos.