Não entendo de política

Como mencionei em um texto anterior, não entendo de política partidária, mas sei que a vida é uma política e ela está em todos os setores, até na vida de quem não gosta de política porque escolheu politicamente estar fora dela. No entanto, não preciso saber de política de A a Z para ver que as coisas não vão bem porque sinto o peso da inflação quando vou ao mercado. Sinto o meu salário magrinho, mas os preços gordinhos, gordinhos. Eu também percebo, mesmo não gostando de política partidária, que tem gente desviando o dinheiro público e como consequencia, temos: os hospitais lotados, tem gestantes nos corredores deitadas no chão, escolas abandonadas, bairros sem saneamentos básico, trabalhador com a jornada de 44 horas ganhando um salário mínimo. Compreendo que o Brasil é rico em riquezas naturais, mas sei que existem miseráveis nas ruas. Não compreendo como funcionam os "conchavos" políticos, mas eu enxergo as salas lotadas de alunos em salas sem cadeiras e professores mal pagos, não valorizados.

Continuo não entendendo de política brasileira, mas sou informada que o Brasil sempre esteve mal neste aspecto desde a época do Brasil império. O Brasil é rico pela própria natureza, os habitantes pobres, miseráveis pela própria inércia, porque o povo não compartilha dessa riqueza desde a época colonial, que aliás, foi o início da exploração corrupção que perpetua até hoje. O povo Brasileiro é um povo ordeiro e festeiro que adora carnaval e futebol, então questiono: é por isso que pessoas espertas que estão no poder se aproveitam desta distração da população para desviar o foco dos problemas do país? Acredito que a resposta não seja tão simples. Existem tantos outros fatores que não caberiam nesta crônica.

Mas já existem pessoas entendendo como funciona esta máquina política, pois já estão nas ruas protestando. “O povo acordou”. É o que dizem. Não tenho como enumerar, explicitar as causas pelas quais o povo acordou, mas algumas seriam interessante enunciar, como:a dor nos hospitais lotados, no analfabetismo do ensino médio, a quantidade de mortos e sem atendimento nos hospitais, no descaso com o transporte público. Eu fico emocionada quando acompanho estas manifestações pela mídia e redes sociais. Eu tinha catorze anos quando acompanhei a campanha das “diretas já.” Foi o primeiro movimento popular que acompanhei...pela televisão Daqui do interior a gente fica apenas olhando. Mas as manifestações da última semana contagiou o interior também, e Irecê fez seu movimento tendo mais de dois mil manifestantes.

Eu, por enquanto, fico aqui não entendendo de política, mas observando tudo e tirando minhas conclusões que refletirão nas urnas nas próximas eleições.

Luz Ribeiro 03 de julho de 2013

Luz Ribeiro
Enviado por Luz Ribeiro em 03/07/2013
Reeditado em 16/07/2013
Código do texto: T4370755
Classificação de conteúdo: seguro