Buscar a sabedoria ainda é a melhor opção

Um elogio cada vez menos usado é o de dizer a alguém 'você é sábio'.E quando se faz, quem o recebe nem sempre se sente gratificado ou aceita de bom grado tal cumprimento.Há quem possa pensar:'Deve ser porque estou ficando velho.''Consideram-me talvez privo de paixão e vitalidade?'

Segundo o dicionário Aurélio sábio é"...aquele que age ou fala em conformidade com a razão e a moral, com prudência e experiência da vida; sensato, equilibrado: sábias palavras, sábias medidas.S.m. Filósofo, pensador que se distingue pelo grande saber, pela experiência do mundo e por uma vida exemplar."Em tempos em que se enaltece o rejuvenescimento a todo custo não somente na aparência(retórica repetição de um assunto já postado anteriormente),mas na falta de compromisso e respeito para com a pessoa idosa,sabedoria parece fazer rima somente com o passado.

Entretanto,o mundo está cheio de exemplos práticos em que foram os mais experientes pelos anos de vida bem vivída que demonstraram a clareza mental para encontrar soluções nas situações mais escuras. Recentemente na história do Catolicismo vimos a renúncia(gesto de profunda humildade) de um Papa que,para tantos era considerado conservador,na verdade realizando um ato para mim revolucionário,demonstrando forte senso de responsabilidade diante de tamanha decisão,subordinando os próprios interesses aqueles da Igreja. Compreendo que renunciar aqui não é ato de covardia,ao contrário, é demonstração de grande coragem e sabedoria pois dá a possibilidade de subordinar os próprios interesses aos de uma coletividade.Não estou tão pouco valutando sabedoria como sinônimo de velhice porque sabemos que nem sempre é assim,mas considerando que ela se apresenta quando se experimenta ao longo de uma vida seja situações de derrota que de vitória,quando se aprende a não negar as próprias idéias e ideais como também a não ser intransigente ou escravo da opinião alheia.Quem consegue alcançar o equilíbrio na vida junto aos outros,respeitando os diferentes modos de pensar de cada um sempre na busca de um denominador comum.

A sabedoria nos permite de não naufragarmos em circunstâncias complexas e nos rende mais tolerantes.Em poucas palavras:nos ajuda a viver melhor!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 04/07/2013
Código do texto: T4371278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.