RECEITA DE DITADURA NEOFASCISTA....

• Porções generosas de uma mídia forte, formadora de opinião, com alguma respeitabilidade (não caiamos na armadilha de generalizar e considerar a grande mídia a imagem do capeta, porque isso é tão babaca quanto desejar a volta da ditadura militar), com compromisso latente com a elite e disposta a trabalhar por isso.

• Um país onde muitas coisas estão erradas, onde existe muita corrupção, muita desigualdade, muita injustiça e uma péssima qualidade na educação; Atenção: essa é a base de nossa receita.

• Uma nação sem tradição democrática, com longas experiências de ditadura entrecortada por breves períodos de democracia.

• Milhares de pessoas jovens demais para saber como as coisas já foram nesse país, que não vivenciaram os fatos, que não os viram com os próprios olhos, e nem tiveram acesso à história recente do país para saberem como tudo funcionava, para ter a convicção de que NÃO DEVE JAMAIS VOLTAR A SER ASSIM.

• Alguns paladinos da justiça, da ética e da moralidade (dos quais ainda não se conhece o podre), para dizer e pregar exatamente o que a população sofrida deseja ouvir.

• Porções de grupos radicais de direita, empenhados em reciclar ideias antigas e ruins (esse é o problema), e difundi-las como se fossem recém saídas do forno ideológico.

• Uma força linda de mobilização, um desejo irresistível e irrefreável por mudanças, o idealismo, o sonho, a certeza de que é possível, inerente à esse grupo ainda jovem e não contaminado pelo cinismo e pela desesperança. Uma força que contamina até mesmo aos que se julgavam velhos demais pra isso. Uma força capaz de ir à luta e fazer a diferença.

MODO DE FAZER

Misture bem todos esses ingredientes e leve ao forno brando, no ritmo das atuações normais do Congresso Nacional, e terá rapidamente uma belíssima Ditadura Neofascista com recheio de nacionalismo “bocó”. Sirva ainda bem quente, porque se esfriar não sai da forma.

CONTUDO, VOCÊ PODE INCREMENTAR OU MODIFICAR O SEU PRATO, TRANSFORMANDO-O EM UMA DEMOCRACIA FUNCIONAL E JUSTA, APROVEITANDO A MAIORIA DOS INGREDIENTES, USANDO-OS NAS QUANTIDADES CORRETAS.

Para tanto, misture a força e a energia de mudança que esse país tem demonstrado possuir, adicione boas doses de INFORMAÇÃO PRECISA E NÃO MANIPULATÓRIA, boas doses de BOM SENSO, e por fim, dotados da consciência de quem somos, o que somos, e o que queremos, passemos a exigir as mudanças que devem ser feitas..... mudar o que é para ser mudado, e não apenas repetir de forma acéfala, baboseiras recicladas que nos bombardearam.

(Luciana Rodrigues)