REINVENTAR É A SOLUÇÃO

REINVENTAR É A SOLUÇÃO

Tem sido crescente, o número de pessoas que optam em trabalhar por conta própria. O desemprego, a ojeriza de serem comandadas, ou o dinamismo com o qual percebem a vida, são alguns dos motivos que as impulsionam a correr os riscos da profissão liberal.

Geralmente, são pessoas corajosas e otimistas, que investem em suas próprias capacidades, na certeza de que obterão êxito. Não hesitam em lançar mão do que já possuem, ou tomar empréstimos, para levar avante seus projetos de vida.

Infelizmente, não são raros os casos de insucesso, geralmente atribuídos à falta de um planejamento bem analisado e de um mergulho profundo no campo onde vão atuar. Quando surgem os primeiros obstáculos, preferem deixar o barco correr à deriva, na esperança de que algum milagre aconteça. Decididamente, não estavam suficientemente preparadas para enfrentar marés baixas, porque a. corrida desenfreada da tecnologia e a inteligência aguçada da concorrência, exigem jogo de cintura, criatividade, atualização constante, tino administrativo e determinação.

Costuma-se ouvir, junto à falência de algum tipo de negócio ou profissão, o comentário de que a formação de cursos acadêmicos, não foi suficiente, como era esperada, para obter as realizações sonhadas. Realmente eles abrem alguns espaços, mas por si sós, não fazem milagres. Quantos exemplos existem de pessoas, que não portam um diploma e conseguem destaque e expansão? Serão mais inteligentes, ou já nasceram com um dom especial? Não se descarta esta possibilidade, mas com certeza, tiveram sempre um objetivo maior, que as impulsionaram a vencer os obstáculos, segurando firme as oportunidades que tiveram.

O mundo, porém, está de cara nova. Tudo nos dias atuais, requer velocidade. O que não se move com agilidade, está fadado ao fracasso. A mente é obrigada a trabalhar incessantemente e o olhar à vida, ampliar-se além do horizonte azul. Sem essas ferramentas, torna-se muito complicado, ter condições de manusear o atual tecido social - contaminado por patologias graves e surpresas nunca esperadas. No ziguezague dessa malha, a desconfiança e o medo se entrelaçam, conduzindo ao desconfiar do que parece ser impossível e, até da própria sombra projetada.

O chão do momento, já não oferece segurança para o caminhar, isto porque, as solas de nossos sapatos, borbulham na intemperança de reações inesperadas, trazendo a necessidade urgente de uma nova forma de existir, de uma nova configuração do conviver.

Quando tudo dá errado na vida, seja em qual de seus ângulos, é hora de reinventar, de recomeçar, de saber que nada no mundo termina e que tudo depende de circunstâncias que, na maioria das vezes, não conseguimos controlar. Temos que estar sempre com o pé na estrada e o olho no mundo. Já que existem os problemas e as dificuldades no campo das relações humanas e nos atos cometidos pelas altas esferas do poder, temos que encontrar a melhor forma de coexistir com esta metamorfose do mundo que nos acolhe. A palavra mágica que dá seu recado, na mesma velocidade em trafega a tecnologia - é reinventar.

Ercy Fortes
Enviado por Ercy Fortes em 05/07/2013
Código do texto: T4373412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.