A CONCORRÊNCIA É UM PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

Na década de 70, em uma visita de rotina, percebi sobre a mesa do Sr. Mario John, diretor de marketing da Teka, tecelagem Kuenrich de Blumenau, produtos de um seu concorrente. Brinquei, " Estás espionando a concorrência?". " Não!. Na verdade estamos comprando parte da empresa, nosso único concorrente neste segmento. Estão ameaçados de falência e não podemos deixar que desapareçam"

Com efeito, essa região de Santa Catarina, sempre destacou-se no mercado, com grandes empresas na área têxtil e este não foi um episódio isolado, sendo uma norma entre os empresários da época. Ao contrário da maioria dos empresários brasileiros, principalmente aqui no Rio Grande do sul, que consideram a concorrência um mal a ser eliminado, eles pensavam o oposto.

Um outro grande exemplo disso, mais ou menos na mesma época, a Poderosa Kodak, comprou a japonesa Fuji. Porque? Pela mesma razão, a Kodak corria o risco de ficar sozinha no mercado e isso é perigoso. A maioria de seus concorrentes havia desaparecido e sobrou a Fuji, ameaçada de também desaparecer. Manteve o nome e os produtos da concorrente fortalecendo-a o mercado.

Como argumentou na época o Mario John, " Se nós não tivermos concorrência, iremos nos acomodar e isso é perigoso". Ele quis dizer com isso, que o concorrente é aquele incentivo para que você busque novas idéias e novos produtos para enfrentá-lo. Se você não tiver um concorrente a altura, que o obrigue a superar-se, você cairá fatalmente na armadilha que o faz pensar que é dono absoluto do mercado e não terá preocupações. Até que um belo dia alguém surja, bem maior que você. Isso aconteceu com empresas gaúchas de porte, que desapareceram por ignorar seus concorrentes.

Isso aplica-se não só ao segmento empresarial, mas também nas artes ou no esporte. Sempre haverá alguém capaz de superá-lo e irá obrigá-lo a buscar novas idéias na tentativa de transpor o obstáculo. Com isso, todos ganham, melhores produtos e serviços. Eu vejo o concorrente, como um colega de profissão e não como um inimigo. Se ele me superar, vou correr atrás e buscar uma maneira de superá-lo. Isto o obrigará também a melhorar a qualidade de seu produto.

Lauro Winck

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 07/07/2013
Código do texto: T4376107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.