O SI.

Si na época do descobrimento do Brasil tivesse implantado uma justiça de verdade, não teria tanta violência, tantos presídios e tantos marginais.

Si nos primórdios do País tivesse implantado uma justa distribuição de terra e renda, não teria esse enorme bolsão de pobreza.

Si tivesse dado uma verdadeira assistência social aos ex escravos, não teria tanto racismo e preconceitos com os afros descendentes .

S i a Velha República tivesse investido em educação e cultura, não teria tantos analfabetos.

Si a Nova República não tivesse tantos fisiologistas na gestão pública e privada, além da corrupção , o Brasil estaria caminhando para o primeiro mundo.

Si a Velha e a Nova República tivesse investido em saúde, não teria tantos doentes e gente morrendo nas filas de hospitais.

Si tivesse dado apoio a Coluna Prestes, hoje teria uma plena gestão comuna, com a mais perfeita inclusão social.

Si tivesse dado apoio ao Presidente João Belcheor Goulart, hoje teria uma Reforma Agrária em sua mais legítima plenitude.

Si nos anos 70 tivesse apoiado a Guerrilha com o Capitão Carlos Lamarca, hoje teria menos desaparecidos políticos e menos lágrimas.

Si atualmente tivesse todos os políticos empenhado com as causas do povo, não teria manifestações de ruas revindicando direitos e o pior, destruindo o patrimônio público e privado, através dos vândalos.

Mas como o si é nota musical o povão continua dançando. Depois do carnaval é a ressaca. O GIGANTE vai dormir. O termo SI foi de propósito.

Lair Estanislau Alves.