QUAL A DIFERENÇA ENTE PATO, MARRECO E GANSO?

Lá vem o Pato, lá vem o Ganso, mas, e o Marreco? O Pato joga no Corinthians, o Ganso no Santos.O Santos tem Ganso, o Corinthians tem Pato. O Pato é atacante, o Ganso é meia. E quem vai contratar o Marreco? Ah, não tem Marreco? Não surgiu ainda o Marreco nessa série de aves do futebol brasileiro? Mas, com certeza, logo, logo surgirá.

Enquanto isso, falemos dos patos, gansos e marrecos do reino animal, onde todos parecem iguais. Pelo menos para um olhar menos atento. Qual será a diferença? Poderíamos dizer que pato é uma ave, o ganso é outra ave e o marreco é outra e que não tem diferença. Que os três devem ser primos, pois os três têm penas. Nesse caso seriam primos da galinha, do urubu, da avestruz e outros tantos penosos por aí? É, poderiam ser pois, a exemplo das galinhas, têm a vermelha, a preta, a branca, a garnisé, a de angola. Assim temos os patos comuns que andam no nosso terreiro, nadam e voam com razoável competência; os gansos barulhentos que são excelentes cães de guarda e fazem um escândalo quando entram estranhos no pedaço; os marrecos, um pequeno pato migrador. Quá quá!

Quá quá, mesmo! Pois eles são, de fato, parentes próximos! Dizem que da família Anatidae. Mas parece que os gansos são monogâmicos, pois escolhem um parceiro para o resto da vida; ao contrário dos patos, marrecos e de muita gente boa por aí...

Pesquisando patos e similares, tem uma curiosidade que só vim a saber agora, depois de ler milhares de revistas na infância: o Pato Donald, não é um pato, é um marreco, sabiam? Não sei a causa de não denominá-lo marreco. Talvez pato fosse mais propagável... Ganso Donald , Marreco Donald soa estranho e, por isso, poderia não ser um desenho de sucesso. Afinal, marketing é a alma do negócio!

"O pato vinha cantando alegremente, quém, quém

Quando um marreco sorridente pediu

Prá entrar também no samba, no samba, no samba

O ganso gostou da dupla e fez também quém, quém"

(Letra O Pato, de João Gilberto)

Giustina
Enviado por Giustina em 17/07/2013
Código do texto: T4392224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.