“NON DUCOR,DUCO”
Não me chamem de regionalista,nem de “separatista”,não me chamem de anti-patriota,nem de traidor,eis que jamais deixei de ser um brasileiro convicto e amo este país e o povo brasileiro,em quase todos os sentidos,embora tenhamos muito que aprender e,ainda temos falhas e erros que chamaríamos de desnecessários...até poderiam não existir.Alias tenho mais de setenta anos de brasilidade!Posso falar.
Mas uma das matérias da FOLHA DE S.PAULO chamou minha atenção,cujo titulo era o seguinte:”Com crise global,executivos estrangeiros vêm a SP e contam sua relação com a cidade”,assinado por Adriana Farias,em 28/7/13. Depois de ler a brilhante matéria fiquei pensando.Segundo ela,em 2008 vieram 43.993 estrangeiros,no ano passado 73.022-tudo para Sampa.
Embora Adriana não fala e nem seria preciso, a bandeira da cidade de São Paulo está escrito,em latim: “Non ducor,duco”,que traduzindo diz,no vernáculo:”Não sou conduzido,conduzo”...
Ela,Adriana fala da vinda de diversos executivos que do Exterior de uns tempos a esta parte,ante a chamada dessa turbulenta globalização,desregulou todo mundo, nações,povos e pessoas,além de famílias e São Paulo(não seria exceção) anda de anos para cá recebendo um percentual enorme de pessoas qualificadas e que se encantam com a cidade... cita nome e profissões,nem seria o caso de se repetir.São numerosos.
Lembrei que há anos passados,meu pai-já falecido-reuniu a família e disse que na nossa terra natal não havia Faculdades e que seria a hora de se mudar para Sampa.Assim foi...Minha juventude acadêmica e trabalho por 15 anos em São Paulo. Devo muito a essa cidade.
A cidade de São Paulo pelo que era, e ainda é, a gente deve favores imensos à sua grandeza e magnitude.Diria que tudo o que tenho de bagagem imaterial devo a Sampa. Digo imaterial,porque seria mera ilusão pensar que morar em Sampa –de uma hora para outra- você fica materialmente bem de vida.Trabalho sim, há para muitos e isso é que encanta a grande metrópole,hoje cansada pelos planos econômicos e pela política do Planalto em dar as costas aquela cidade e ao Estado que se falava,há tempos,”é a locomotiva do Brasil”.Ironicamente, como as ferrovias estão sucateadas em todo o País, São Paulo também sente um pouco alguma “ferrugem” e não é hoje a chamada “salvação da lavoura”,muito embora eu reconheço de pé junto,que São Paulo também tem um débito enorme- histórico,com nossos irmãos de outros Estados,em especial o NORDESTINO,que suou a camisa literalmente,para construir grandes obras na Capital,inclusive o metrô de Sampa,que embora suas linhas hoje são insuficientes pela enorme demanda,dá um “banho” no metrô de NOVA IORQUE,conforme vi e constatei,anos atrás...
O Estado de São Paulo e sua Capital não podem ser desconsiderados e degradados fisiologicamente como às vezes acontecem por alguns poucos radicais...Para se viver em Sampa e trabalhar há que se ter saúde,disposição,renúncia,abnegação e complacência com os nossos vizinhos e irmãos brasileiros,vindos de onde vier...porque ainda querem vencer e lutar por uma vida melhor,às vezes invariavelmente difícil e árdua no começo...A cidade de Sampa não só cresceu,mas inchou...e há gente por todo lado disputando  um espaço.  Sampa é –quase- o centro do mundo!A pressa dos paulistanos já é tradição e paranóia...e conviver com isso realmente é problema. Difícil é definir essa complexidade de cidade e de Estado,onde você acha tudo o que procura e encontra tudo o  que pensa não tem no mundo. É um fato complexo...explicar a brasilidade do paulista e do paulistano,ante o mundo,mas mesmo assim a gente continua...sem parar...porque,como se dizia antigamente: “São Paulo não pode parar”.
Não pode parar em termos,pois, quando os governos em vários níveis não ajudam,pelo menos não deveriam atrapalhar São Paulo, que está com um crescimento industrial e econômico pífio, um porto de Santos (o maior  do País) sucateado de maquinaria,  gestores,corporativismo,com filas de caminhões em filas duplas,nas estradas(nem entram no porto) para exportar e tudo é atávico...desesperadamente estagnado,tirando a fôrça da Nação como exportadora, a ponto de até chinês perder a paciência...vamos lá...alguma coisa anda errada,em torno de nosso grande ESTADO DE SÃO PAULO e CAPITAL.Quem está assim pensando são os nossos melhores compradores, agora, imaginem os piores deles...
Pelo amor de Deus= volte= “NON DUCOR,DUCO”.