Memórias de uma Linha de Frente

Continuação de "Ressureição em BH"

Começo hoje, 17/06/13, meu primeiro post de como é estar na linha de frente de uma manifestação.

A midia afirma que a policia só revidou quando as pessoas começaram a atirar pedras. td bem, alguns camaradas se exaltam, mas porque será que um pouco atras a tropa de choque recuou pacificamente, e no perimetro do "territorio da fifa" o pau comeu? Com certeza eles só estavam ganhando tempo, e como a galera tava revoltada eles deram um susto na gente. mas veja! nao foi só na "linha de frente" onde pessoas "jogaram pedras" que houve violencia; no viaduto a PM cercou o populacho! neguinho despencou de 7 metros cara! Entao, as pedras só foram desculpa, que nao tem nenhum fundamento. A ordem era conter esses baderneiros, dispersá-los, esgotá-los! E deu certo. quando acabou o jogo, a PM abriu passagem e voltamos a caminhar. Mas como: ninguem cantava mais, o povo tava desunido, os mais violentos e os menos estavam igualmente assustados e revoltados uns com os outros.

Um camarada, assim como muitos, reclamou que alguns manifestantes jogavam pedras na policia e se "escondiam" atras dos manifestantes "pacificos". Cara, vc pode nao ter jogado pedra, mas gritou "filha da puta" e coisas piores. A violencia é fisica e verbal. Ambas sao violentas. Os manifestantes sao um só. As responsabilidades sao mutuas. Quem entrou ali sabia que ia ter enfrentamento. Alias, tenho que cobrar das lideranças: Será que elas nao sabiam que chegar ao minerao seria IMPOSSÍVEL! é, galera, a gente chegou no Anel e o Mineirao tava V-A-Z-I-O. Ninguem. ou seja, iludiram as massas. vamos ver agora no sabado, vai ter jogo de novo. sabendo que o "perimetro" estará intransponivel, será que vai crescer o numero de manifestantes? Ou vai diminuir?

Sem zueira, so volto na proxima porque me sinto responsavel por tudo que aconteceu hoje: Bradesco destruído, estilhaço na perna do parceiro, neguinho caindo da ponte....

Se a comandante, que foi escoltada por nós, vai estar la de novo, é nosso dever como cidadao estar na linha de frente, sentir o sofrimento na flor da pele e na lagrima dos olhos. Meus amigos podem nao passar fome, mas estar do lado do povo, apoiando tudo que ele faz. eu digo Tudo. é imperativo! Se neguinho quer destruir o banheiro, se quer jogar pedra, deixe, é o direito dele! é seu direito tambem gritar e cantar. Vc nao é melhor do que ninguem. O que adianta gritar "sem violencia" se estamos lutando com o detentor do monopolio da violencia?- o Estado. Nao existe manifestacao "pacifica". Pergunta pros indianos levando cacetete dos ingleses no tempo de gandhi se era uma revolta "pacifica" Repito: O estado detem o monopolio da violencia. E se ele, que é autoridade maxima pode, por que neguinho nao pode se defender com pedra ou que for? Só uma sugestao: Para o proximo ato, em vez de ser o grito de guerra "sem violencia" afinal nao estamos na india do sec XX, será: "Com resistencia!" nao importa o que for. Leiam "Resistencia ao governo civil" do David Thoreau e vamos nos preparar melhor. Leiam Trotsky e aprendam sobre um exercito popular. Ou voces nao querem resistir? nao querem q o mundo mude? é com voces....

Até a proxima: Com máscara no rosto e vinagre na mão, faremos a Revolução! Preparem para sair da inercia! Rumo a insurreicao popular! Vamos fazer essa copa parar!!!!! Com resistencia! Com Resistencia! Com resistencia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.....

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 30/07/2013
Reeditado em 01/08/2013
Código do texto: T4410996
Classificação de conteúdo: seguro