POR QUE FEIJÃO COM ARROZ NÃO ENJOA?

Excetuando-se o famoso "já te vi" (déjà vu) culinário das segundas-feiras, quando comemos determinado alimento por dois dias, normalmente o resultado é enjoar. A própria lentilha, prima do feijão, é um exemplo. Então, por que o famoso arroz com feijão é ingerido diariamente e até tornou-se o prato preferido do brasileiro? Será que é porque aprendemos a comê-los desde pequenos, nos condicionamos a isso e devemos dar graças a Deus quando temos, pelo menos isso, para comer? É questão de cultura, a exemplo de outros povos? Afinal, o americano também não enjoa de hamburguer, o alemão não enjoa da salsicha, o italiano não enjoa das massas... Ou é uma questão da genialidade brasileira? Para o escritor Luís Fernando Veríssimo, "o prato da unidade nacional atesta a malandragem do nosso povo". No bom sentido. O feijão com arroz é um casamento de aminoácidos: a lisina do primeiro complementa a metionina do segundo.

Portanto, arroz e feijão, um par perfeito! União da elegância do arroz, sempre muito discreto e disponível, à liquidez substancial e erótica do feijão. Se tu tivesses em casa esse escurinho básico e essa branquela sólida e fina, ias sair procurando mais o quê? Realmente não tem como enjoar! Embora o dito popular, justificando as traições masculinas, afirme que arroz e feijão todo dia enjoa. Vai ver que é quando falta algum ingrediente, porque aí, até naquelas horas, um bom tempero deixa a intimidade mais saborosa...

Como isto é uma crônica, prefiro não entrar no aspecto histórico da questão. Ou seja, de onde vieram o arroz e o feijão? Concluo apenas com alguns dados. Segundo a Embrapa, o arroz foi incluído na alimentação por influência dos portugueses. O feijão, segundo publicação da PUC do RJ, incorporou-se à culinária com os indígenas e com os negros escravos. Mas, vejam só! Foi D.João VI quem primeiro apreciou essa mistura no Brasil. Será que é por isso que ela se tornou tão popular? Alguma criada espalhou e a população não deixou por menos. Se o Rei come, é porque é bom! Afinal, quem não gosta de comer como um Rei?

Giustina
Enviado por Giustina em 30/07/2013
Reeditado em 30/07/2013
Código do texto: T4411966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.