CONSULADO NORTE AMERICANO E O REPORTER
Como o tempo passa...outro dia estava pensando no adido de imprensa Tito -meu particular amigo- do Consulado Norte Americano em São Paulo,ao tempo em que se localizava no belo e formoso “Conjunto Nacional”,da avenida Paulista,em Sampa.Hoje,na verdade,nem sei onde fica a representação norte-americana...,pois não é mais aonde ia quando necessitava...mas, ao tempo que era repórter três vezes ou mais,por razões profissionais,compareci,na velha sede,por motivos bens variáveis,mas tumultuados!
Onde você está Tito,pois,nossos destinos foram mudados...eu deixei Sampa e você não sei onde está...provavelmente até aposentado.Tito era casado com a filha do embaixador do Japão no Brasil,aquela época, tinha uma simpatia contagiante,com todos em especial com os colegas da imprensa.”The man right in right place”...
Uma das vezes a jornal O ESTADO DE S.PAULO,exatamente,no dia 22 de novembro de 1963,estive na Consulado para acompanhar “in loco” o desenrolar dos acontecimentos com o assassinato do Presidente John F. Kennedy, quando visitava a cidade de Dallas,no Texas,em campanha eleitoral para a re-eleição,junto com a sua bela esposa,Jacqueline,que mais tarde virou Onassis.Sabia-se,na época, que Kennedy não tinha grande aceitação no Estado do Texas,idem Dallas,pois,era democrata e católico.O pessoal do sul dos EUA era e é mais radical contra a modernidade e certos direitos humanos como a igualdade entre brancos e negros,além de não tolerar estrangeiros,especialmente,se espânicos,entenda aí,brasileiros também.(latinos,em geral).Nesse terrível dia, todo mundo do Consulado chorava ao lado do teletipos oficiais  que consumiam de notícias vindas dos EUA...Washwington,D.C. o pessoal do consulado estava em transe,comoção e você nos recebeu com a paciência de um monge...diante daquele horroroso assassinato. Uma tragédia nacional...Kennedy levado imediatamente ao hospital local,nada pode ser feito e ... foi anunciada sua morte. Havia uma choradeira no consulado de Sampa e os teletipos anunciavam aquela tragédia de forma nervosa e inesperada...O que fazer? Colhemos alguns dados e constrangidos voltamos a Redação,para complementar a ampla matéria que já estava sendo preparada,em comum com a equipe montada só para esse terrível fato. Jornalismo é assim,tudo às pressas...tudo é para ontem!!
Outra vez que lá estivemos foi em outra oportunidade também nada agradável,quando,em 20 de março de 1968,o então jovem Orlando Lovecchio Filho,com 22 anos,havia deixado seu veículo numa garagem da avenida Paulista e transitava a pé no corredor de pedestres do Conjunto Nacional, onde existia a porta de entrada e escada do Consulado Norte Americano,localizado no primeiro pavimento.E, nas primeiras horas,explodiu uma bomba de alto poder ofensivo,atingindo a perna esquerda do transeunte,que voltava para casa .  Recebeu frontalmente a detonação do artefato, perdendo a perna esquerda,abaixo do joelho. Orlando Lovecchio Filho nunca teve na vida alguma participação política-partidária... vítima de atentado violento,mais tarde atribuído à VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA,que agia com violência armada contra o regime militar,originário de 64.A bomba era contra o consulado,onde TITO trabalhava...Não havia ninguém na representação, ante o horário.
Um inocente pagando pelos pecados de um governo da qual nada tinha nada com isso.Agora se sabe quanto só um dos que colocou a bomba no Consulado Norte Americano recebe da UNIÃO,como consolação,cerca de R$570,00 (quinhentos e setenta reais),segundo informa o site “www.verdadesufocada.com.br”,de maio do corrente ano,por ser “perseguido político”...(?!-sic).
Os que realizaram o atentado- não vamos aqui nominá-los- mas a tal chamada COMISSÃO DA VERDADE, sabe perfeitamente quais,aliás foram  “agraciados” pela COMISSÃO DA ANISTIA. Como “perseguidos políticos”, (Viva o Brasil!!), com uma espécie de “Bolsa Ditadura” valor de R$ 1.627,00 (um mil,seiscentos e vinte e sete reais) mensais, ainda mais com direito a R$ 400 mil de atrasados,retroativos,segundo o supra mencionado site...Por aqui o rabo abana o cachorro.
Esse dinheiro o pessoal que saiu às ruas,mais de milhão, em junho ultimo acho que ignora isso,mas é tudo verdade!! TODOS NÓS VAMOS BANCAR OU PAGAR PELO PASSADO...ATÉ GENTE QUE NÃO HAVIA NASCIDO...SER “TERRORISTA” ATÉ QUE VALEU A PENA, OU SEJA COMPENSOU. O POVO HOJE PAGA TUDO!!!
*****
“NO WORKING”- Certo dia, Tito me convidou a um “happy hour”,na avenida Brigadeiro Luis Antonio,onde existia um clube fechado de executivos,pleno de belas mulheres,e,como curiosidade,cada sócio tinha um escaninho com chave, onde guardava-se a garrafa e bebida preferida, pegou a dele e tomamos “drinks” para um bom bate papo...Amigo é assim...conversamos de tudo e, como estava a cápsula espacial americana  em exposição e exibição popular na praça da Sé,para o grande público, pedi a ele o painel explicando  tudo   da engenhoca.  Publiquei página inteira para o leitor entender como funcionava aquela parafernália(painéis,botões,chaves,luzes,etc),em jornal que já não existe mais,onde fui “redator”.Foi fechado,mais tarde,por razões que desconheço...Talvez a crise que vive a imprensa de uns tempos a esta parte. No entanto, TITO prontamente me atendeu.Por outro, TITO queria saber qual era a opinião do diretor do jornal onde trabalhava sobre os ESTADOS UNIDOS,pois o governo norte-americano poderia dar uma passagem de ida e volta ao proprietário. Disse que nada sabia sobre o fato,mas o jornal não tinha posição anti-americana e,ao mesmo tempo,perguntei e essa passagem não pode ser para mim?(pausa)... TITO respondeu que o convite era do governo do norte e que nada podia fazer,em meu benefício...Mais tarde,o diretor do jornal viajava para os EUA, onde ficou alguns dias...e eu,fiquei por aqui mesmo,por Sampa.  O único prêmio de consolação era pegar o subúrbio e ir a Franco da Rocha,visitar a cidade periférica,(metropolitana),onde existia também uma unidade de internos com desequilíbrios mentais,(doidos),para dizer o mínimo... Pensei... um premio de consolação...não era mesmo o dono de nenhum jornal!!!TITO não tinha também poderes para mudar o convite que veio de Washington...
A noite se alongou,despedi do amigo e fui para o bairro de Santana,zona norte,de Sampa,local onde residia com os pais.
Só em 1995 –com meus recursos- fui a NOVA IORQUE, com meu filho, para passear e não ser “sacoleiro” de produtos de consumismo velhaco e tupiniquim...Essa rota internacional ultimamente é igual a rua 23 de março,aqui do bairro do Mercado Municipal de Sampa.Pacotes e pacoteiros.Isso não me interessa...Estive do Museu de História Natural onde conheci a “australepticus afarencys”-“Lucy”,(criança),que teria 4 milhões de anos,encontrada na Etiópia,por cientistas.O elo mais antigo entre o macaco e o homem.Vimos pedras capturadas(furtadas) da Lua pelos astronautas que lá desceram.Dinossauros imensos, Igreja católica de “Saint Pactrick”,porta-aviões “US-Intrepid” que fez a retirada vergonhosa dos soldados do Vietnan.No pavimento inferior se exaltava a bravura dos irmãos Wrights...alguns aviões antigos e Santos Dumont não existia para os criadores da antiquada e tendenciosa “exposição”.Além de outros,visitamos a estátua da Liberdade, doação da França aos EUA,além de vôo panorâmico de helicóptero sobre a cidade... As chamadas “Torres Gêmeas” (altíssimas)-estavam lá,incólumes,até 11 de setembro de 2001.Mas nessa época já estávamos no Brasil...não nos compliquem...Somos da PAZ.