Interpretações semânticas

Dedico parte do meu tempo a internet, e uma parte maior ainda quando estou de férias. De fato, leio coisas interessantíssimas, mas também coisas que deixam a desejar - coisas que me deixam reflexiva.

A frase que chamou minha atenção hoje, e que tem me chamado atenção sempre que a leio, é a mesma: como pessoas conseguem encontrar o amor 10 vezes por ano.

A banalização do amor é quase que absoluta! Ou não?

Amar, amar e amar... Mas, quem foi que disse que as pessoas que falam "eu te amo" pra cada "amor" que tem, realmente não ama? Claro, boa parte dos "eu te amo" são simplesmente ditos a paixões efêmeras. Porém, por que não pode realmente haver amor? O que se entende pela palavra "amor"?

As definições do dicionário são sempre as mesmas. O sentimento, então, deveria ser sempre o mesmo.

Ama-se o pai. Ama-se a mãe. Irmão e irmã. Marido, namorada, avô, tia, sobrinhos... Ama-se.

Acredito que as pessoas que mais se preocupam com essa banalização, são as que menos amam. Não digo aquelas que falam sobre a banalização, mas sim, as que insistem em falar sobre, as que insistem em criticar as pessoas que dizem amar 10 vezes. Aposto, sem dúvidas, que uma dessas que criticam queria postar uma foto com alguma pessoa especial e colocar na legenda "Amor s2". Contudo, pode ser uma pitada de inveja de quem consegue amar as tais 10 vezes.

Na Wikipédia, diz que o amor pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, etc. Na mesma ainda encontramos que em seu conceito mais popular o amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém capaz de receber esse comportamento e enviar estímulos necessários para sua manutenção.

Quer dizer, então, que o significado de amor, como de qualquer outra palavra, pode variar. As pessoas atribuem significados distintos as palavras através de seu uso cotidiano.

A língua é viva!

Não nego que a palavra amor é carregada de significados afetivos para mim, e para a maioria das pessoas que convivem comigo. Amor é simplesmente um bem querer, um não querer nada em troca, um não querer mudar quem se ama. Amar é simples. E com essas minhas pequenas definições surgem inúmeras outras!

Portanto, se alguém diz "eu te amo", é porque pela sua compreensão do mundo, pela sua compreensão das palavras, realmente ama.

Acredito que todas as pessoas sabem o que sentem, porque os sentimentos são coisas que nascem conosco - porém, é que de tão abstrato suas definições são um tanto complicadas. Não se pode julgar ninguém pela pouca compreensão das palavras e de seus significados. Talvez haja amor. Talvez haja paixão. Talvez haja... simplesmente um erro semântico.

Júlia Farolfi
Enviado por Júlia Farolfi em 03/08/2013
Código do texto: T4417513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.