DIA DOS PAIS

Ser pai é realmente um desafio muitas vezes incompreendido até mesmo por nós. Lembro-me de meu pai se ausentando de casa por motivo de trabalho e eu, pequeno, sem compreender porque ele fazia isso. Às vezes ele ia ao litoral e ficava dias trabalhando longe (geralmente não mais que uma semana, mas para mim parecia uma eternidade). Depois fiz pior que isso com meus filhos (às vezes o mínimo que eu ficava longe era uma semana - e era o tempo todo assim).

Um dia, quando eu embarcava para a África e meu genro perguntou à minha filha como seria ver o pai de três em três meses a partir dali, ela simplesmente disse: "Já estou acostumada com o pai ausente." Foi naquele momento que a minha ficha caiu... A necessidade fez com que eu me anestesiasse em relação a isso. Para mim era fazer ou fazer, parecia não haver alternativas. Ser arrimo de família nos faz tomar decisões doloridas às vezes, é parte do processo. Viver longe da família, confinado em alojamentos, sentir a solidão da noite com a família longe não é algo para se ter como ideal de vida. Mas é, naquele momento, o que parece certo e nos apegamos a isso como justificativa para fazer o que tem que ser feito.

Hoje meus filhos estão crescidos, todos com seus traumas de infância e adolescência amadurecidos e espero ter contribuído mais para o positivo e construtivo que o contrário. De qualquer forma não há como mudar o que está feito. Espero, apenas, ter cumprido bem minha missão. E que Deus (e eles) perdoem os erros de um pai amoroso cujo único propósito sempre foi e será proporcionar o melhor a seus filhos. A mãe deles também sofreu com isso... Acho que ninguém sai dessa luta sem sangrar. Mas, enfim, é nosso karma. Faz parte do aprendizado de espíritos que se uniram nesta Terra com uma única finalidade: aprender e evoluir. Só espero estar fazendo bem a minha parte, mesmo que – às vezes, consciente ou inconscientemente, por linhas tortas.

Feliz Dia do Pais a todos!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 11/08/2013
Reeditado em 27/08/2013
Código do texto: T4429116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.