VALERÁ A PENA?

Fala-se, entusiasticamente, no trem-bala, que ligará o Estado de São Paulo ao Rio no incrível tempo de 1 hora e 40 minutos!

Essa magnífica composição desenvolverá quase 400 quilômetros/hora e contará com os mais modernos equipamentos de segurança e conforto.

Seu custo, que foi estimado inicialmente em 18, teve, agora, nova previsão e beirou aos 38 BILHÕES de reais!!!! (1 bilhão de reais, mesmo se não sair do papel)

Pergunta: Qual a clientela desse bólido? Qual o custo inicial de cada passagem? Poderá ele transportar que volume de carga? Essa tonelagem será representativa a nível das necessidades nacionais?

Já sabemos que os Correios o utilizariam, mas será só isso?

Imagino que cuidadosos estudos de viabilidade tenham sido feitos, mas eu os desconheço.

O que tem transpirado é que já estava em curso uma maracutaia (ou mais), com velocidade e fôlego maior do que os da "Maria-fumaça envenenada", o que é de estranhar numa terra onde a honestidade é endêmica.

Pelo que humildemente sei, o trânsito de pessoas que vêm da terra da garoa trabalhar no Rio, e vice-versa, se existe, é insignificante.

Então, é de se pressupor que o" brinquedinho" servirá para lazer ou para o vai-vém dos altos executivos e, maciçamente, da classe política, na corrida às "bases eleitorais", na primeira orgia ferroviária do mundo!

Li que, apenas, duas linhas semelhantes dão lucro no mundo, mas, mesmo assim, continua-se a falar aqui em realizar a tal da licitação, que, quando efetivamente sair, o seu valor inicial, devidamente engrossado pelas diversas "Comissões", já terá batido todos os recordes imagináveis.

Fico pensando em quantos hospitais, creches, casas populares, escolas, estradas, metrôs, presídios, portos, navios graneleiros e de cabotagem, hidrelétricas, açudes, reflorestamento, instalações de energia eólica, redes de esgoto, portos, unificação da bitola das ferrovias e sua ampliação, amplo apoio às atividades agrícolas e pecuárias, vias expressas de transporte urbano etc etc etc, poderiam ser implementadas com esse fabuloso aporte de recursos!

......

Já sei que, hoje, os pesadelos vão atropelar meu sono e me fazer descarrilar!

-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

(não deixe de ler o colega e jornalista Carlos da Costa)

paulo rego
Enviado por paulo rego em 15/08/2013
Reeditado em 16/12/2013
Código do texto: T4435448
Classificação de conteúdo: seguro