DESCULPEM AS FEIAS...
“Descumpem as feias mas a beleza é fundamental”, isto é que dizia o ex-embaixador brasileiro e imortal compositor Vinícius de Moraes,quando ainda vivia,na orla de Copacabana,(causa-nos saudades e tristeza a sua ausência) e é dele também essa frase “infeliz” que “São Paulo é o túmulo do samba”.
Mas não vamos entrar no mérito da segunda frase, porque,embora São Paulo  não tenha o gingado do pessoal do Rio de Janeiro e outros Estados,a rigor,tem samba e sambistas de  valor,não vem ao caso nominá-los.Até porque não sou dessa área...Não entro onde nada sei profundamente.
Mas acho que  Vinicius de Moraes ficaria perplexo e até indignado com recente notícia que veio do Irã, cujo título da matéria era o seguinte: “Vereadora é impedida de assumir cargo no Irã por ser bonita demais”.  (grifamos e negritamos).
Não se duvida que ao longo do tempo e até nos dias atuais estão em pé de desigualdade com os homens,em quase todos os setores de atividades.Mesmo as executivas norte-americanas ganham menos que seus iguais homens,no mesmo setor de atividade.Assim,ocorre em todo o mundo!!!
Não bastasse isso,até sob o ponto de vista teológico das religiões cristãs e muçulmanas, a mulher encontra-se em segundo plano,como por exemplo,no Antigo Testamento,quando-se atribui a culpa pela “desobediência” a coitada da Eva,(que veio de uma costela)e que teria induzida a erro seu companheiro-que não tinha sogra-  Adão. Imaginem Adão  se tivesse sogra.Também sobraria alguma responsabilidade para ela!Ao que se vê a posição de sogra é incomodante...
Chegamos no Novo Testamento e com a chegada do Mestre,Jesus Cristo, a concepção de preconceito e desvalia da mulher diminui naquela passagem notável em que Maria Madalena seria morta à pedradas...pela lei judaica,por suposto crime de adultério...A mãe de Cristo, Maria passou a uma importância maior com o desenrolar dos milênios e chegamos no que sabemos.Para os judeus,para os cristãos é raro a exaltação da mulher como gênero de maior importância social agregada.O mesmo ocorre com os muçulmanos,que habitam grande parte do Oriente Médio e adjacências,inclusive o Irã,cuja origem é persa.A Pérsia(nada tem com o islamismo) data de 2.000 anos antes de Cristo e sempre foi ameaçada por vizinhos indesejáveis,entre eles os muçulmanos que em 700 anos depois de Cristo já tentaram violentar a independência persa,conseguindo finalmente,em 1979,com uma revolução instalar um regime político religioso,este sempre visceralmente contra o Ocidente,em especial os EUA, a quem chamam de “grande satã”...Só que ao longo da história,lá a mulher continuou submissa ao homem,como ocorre nos ESTADOS-RELIGIOSOS,muçulmanos,onde,por exemplo, a “burca” deve esconder o rosto e só se vê os olhos.  Aqueles trajes que todos nós costumamos a ver,pela televisão e filmes,onde tudo do corpo deve ser escondido...
Bom,vamos ao título.Nina Siahkali Moradi,moça linda,com 27 anos, candidata à Câmara, em Qazvin,norte do Irã,que obteve 10 mil votos nas eleições de julho deste ano,bem colocada na região entre 163 candidatos, onde 13 seriam empossados,por determinação de Reza Hossaini,do comitê local de monitoramento eleitoral,simplesmente anulou seus votos,por causa de suas credenciais...,pois segundo um clérico local,este disse:”Não queremos uma modelo desfilando na prefeitura...”. Aliás seus adversários já diziam que na campanha eleitoral NINA SIAHKALI MORADI “tinha comportamento incompatíveis com os valores islâmicos...”
 Qual seria o comportamento dessa jovem bela?
NINA defendia os direitos da mulher e incentivos culturais a todas...
Esse comportamento de corruptela local,põe em choque o fato do novo presidente do Irã, Hasan Rowhani, que acaba de nomear(de fachada), uma mulher vice-presidente,como parte de um programa para promover os direitos das iranianas...
Ah...que saudade de Vinicius de Moraes, quando exaltava a mulher brasileira e mundial.
UM CONVITE: NINA SIAHKALI MORADI renuncie sua cidadania e venha para o Brasil,você poderá ser até Prefeita de São Paulo,pois a cidade já elegeu cinquentonas como Erundina e Marta,você,em pouco tempo, estaria com o maior IBOPE. Caso contrário,venha até a mim que seria minha secretária,  sem dúvida alguma...
Você está perdendo seu tempo,sua vida no Irã...Nós não queremos isso!!!