Tenha cuidado com o fermento de Herodes.

Nos dias de hoje é preciso ser crítico a tudo o que lê e ouve. A manipulação das informações é fato comum, principalmente nas grandes redes de comunicação. Aliás, as grandes redes de comunicação são dominadas por meia dúzia de famílias a nível nacional. No nível regional esse número cai para duas ou três famílias no máximo. São eles que interpretam a realidade para nós, quando deveriam apenas nos informar sobre os acontecimentos. Utilizando um bordão “jornalístico” digo isto é uma vergonha porque nos repassam a interpretação dos fatos como se esta interpretação fossem os próprios fatos.

Dias atrás li um texto de um escritor do Recanto das Letras que questionava porque a Imprensa brasileira noticia, expõe, e repete sistematicamente a mesma noticia de corrupção dos governos de esquerda e tem procedimento diferente quando os governos são de direita. Quando a corrupção acontece nos governos de direita a imprensa dá pequenas notas ou simplesmente omite a informação, ou seja, não noticia nada. Antes de prosseguir o texto recorro à fala do filósofo alemão Kant em seu texto Resposta a o que é o esclarecimento.

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.” (Kant, Resposta a o que é o Esclarecimento).

A imprensa não mantém o mesmo critério para os governos de direita porque a imprensa brasileira, em sua maioria, tem a ideologia da direita principalmente os proprietários destes meios de comunicação. Caro leitor, quando eles não são os proprietários destes meios de comunicação, eles são os grandes patrocinadores porque são eles que pagam a publicidade que mantém os grandes meios de comunicação. Acaso o leitor conhece algum trabalhador que seja proprietário de algum grande jornal ou rede de televisão?

O cuidado tem que ser ainda maior ao ler ou ouvir uma notícia porque a dominação nos dias de hoje se dá através das ideias. É pela mente que ocorre a dominação do sujeito ao lhe introjetar ideias através de notícias ou programas de entretenimento aparentemente inofensivos.

Não sou contra as denúncias de corrupções nos governos de esquerda, entretanto, acredito que deva ser usado o mesmo critério e peso para os governos de direita, ou seja, defendo a imparcialidade nas informações que possibilitem aos leitores ou ouvintes formarem sua própria interpretação, isto é, para que os leitores ou ouvintes sirvam-se de seu próprio entendimento sem a direção de outrem.

A grande imprensa também dá pouco destaque à corrupção que ocorre no setor privado, e a resposta a esta omissão é a mesma, ou seja, os grandes meios de comunicação são todos privados e financiados via publicidade por outros grandes grupos privados. Esta é a razão de darem pouco destaque às corrupções no setor privado, que não as cito aqui porque certamente o leitor conhece inúmeras ações fraudulentas do setor privado que seria perda de tempo descrevê-las. O filósofo italiano Giorgio Agamben diz que o perigo de termos uma imprensa cínica é que ela formará leitores cínicos.

Do exposto acima pode-se concluir que quando ouvimos ou lemos algo é preciso analisar, depurar a informação para termos uma noção do que está acontecendo realmente. E para finalizar recorro a uma fala de Cristo que diz “tomai cuidado com o fermento de Herodes”.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 18/08/2013
Reeditado em 18/08/2013
Código do texto: T4439882
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.