COM QUE NOME ELE VAI?


Fim dos anos ´70 e o meu Tio Bira vai ser pai pela segunda vez. Ele já é pai do Alan e quando sua esposa engravida novamente, eles escolhem nome de anjo para o bebê. Só não sabem se o filho vai se chamar Rafael ou Raphael. Ela prefere com 'F' mas eu e mais alguns membros da família enchemos tanto a paciência do Tio Bira que ele acabou pedindo à esposa que o menino recebesse o nome Raphael, com 'PH'.

Não demorou muito tempo e o Raphael recebeu o apelido de Fafo por que o Alan tentava falar Raphael e o que  saía era Fafo e o apelido colou.

O Fafo foi crescendo e ninguém o chamava de Raphael. Era Fafo pra cá e Fafo pra lá que nem o meu primo fofo e gostoso sabia seu verdadeiro nome. Só uma observação. Quando o Fafo nasceu eu tinha 17 anos e eu adorava criança, principalmente menininhos e o meu primo era o bebê mais lindo.

Aos cinco anos o Fafo começou a ir à escola. No primeiro dia de aula, a professora fez a chamada para conhecer os seus alunos. Enquanto fazia a chamada, a professora olhava para ver quem era o dono daquele nome que ela acabava de chamar. É óbvio que o nome do Fafo seria um dos últimos mas quando a professora chamou, "Raphael Lima!", o Fafo não respondeu, nem levantou a mãozinha. A professora marcou falta e prosseguiu. Algumas crianças olhavam meio torto para aquele  coleguinha que não havia respondido à chamada e outras alertavam a professora que o nome do menininho não havia sido chamado. A professora havia percebido e logo foi perguntando, "E você rapazinho? Como se chama?" O Fafo respondeu bem alto e de boca cheia, "Meu nome é Nelson, professora!"  A professora leu a lista de chamada com muita atenção mais uma vez. Colocou até uma régua logo abaixo dos nomes e foi descendo a lista. Ela olhou meio sem graça para sua turma e verificou mais uma vez a sua lista de chamada ao procurar pelo nome "NELSON". Mais uma vez, nada! A professora perguntou novamente ao Fafo, "Então moço, você se chama Nelson?" O Fafo respondeu que sim e a professora perguntou como era o sobrenome dele, "Como é o seu nome completo Nelson? É Nelson do quê, querido?" O Fafo respondeu sem piscar os olhos, "Nelson Piquet Lima."

A professora estranhou aquele nome mas anotou do jeitinho que o menino falou. Afinal, quem era ela para julgar o nome dos filhos dos outros, ela pensou. Se o pai do menino era fã do Nelson Piquet azar da mãe daquela criança.

O Fafo então virou Nelson, o coleguinha com nome de piloto de Fórmula Um. Os colegas acharam o maior barato ter um mini Nelson Piquet na turma deles e o Fafo também achavo o máximo.

No meio da primeira semana, a professora mandou bilhetinho para os pais dos alunos. O aviso era para convidar os pais dos alunos de cinco anos para esclarecer alguns assuntos, apresentar as propostas da escola e também avisar sobre a eleição para a APM. As professoras também estariam a disposição dos pais para falar sobre a primeira semana de aula dos pimpolhos novatos.

A sexta-feira chegou e lá foi a mãe do Fafo à reunião no fim daquela tarde quente e seca de Piracicaba. A professora deu as boas vindas e pediu aos pais que sentasem ao lado do filho. Ela constatou que o Raphael mais uma vez estava ausente e nem um de seus pais estava presente. A professora prosseguiu com a reunião informando os pais sobre os assuntos pendentes.

Ao terminar a reunião, a professora foi bombardeada com as perguntas dos pais. Pacientemente ela cumprimentava a cada um dos pais e respondia a cada um com um sorriso nos lábios. Ao chegar na minha tia, a professora falou, "Então Nelson, essa é sua mãe?" O Fafo foi logo respondendo, "Sim! Essa é a minha mãe! O nome dela é Sirlene!"  A minha tia ficou meia sem graça. Ela pensou consigo mesma o por que da professora chamar o Fafo de Nelson! A professora era só elogios para o Nelson, "Como o Nelson é inteligente, mãe! Ele é muito focado nas aulas e um ótimo colega! Nada esquentadinho como o piloto Nelson Piquet." A Sirlene perplexa respondeu, "Professora, eu não sou mãe de nenhum Nelson. Sou mãe do Raphael. Raphael Lima!"

A professora perdeu o rebolado totalmente mas mesmo assim ousou perguntar por que o menino havia dado o nome de Nelson ao invés do seu próprio nome. A Sirlene não soube como responder  e juntamente com a professora encarou o pequeno e indefeso Fafo que ficou quietinho e cabisbaixo na sua cadeirinha.

As duas mulheres ficaram sem entender nada e a professora resolveu arrumar a sua lista de chamada. A professora riscou o nome do Nelson Piquet Lima e retirou as faltas do Raphael Lima. Tudo acertado agora. A mãe do Fafo se despediu da professora e pediu que entrasse em contato se caso fosse necessário. A Sirlene pegou a mão do seu filho Raphael e foram para casa em silêncio.

Quando o Tio Bira chegou em casa lá foi a Sirlene toda chorosa contando o ocorrido na escola do Fafo. Ela desabafou e terminou dizendo, "Por que uma criança de cinco anos muda o nome assim? Eu acho que o Fafo não gosta do nome dele, Bira! E agora?" O meu Tio é do tipo de homem tranquilo, muito tranquilo. Tão tranquilo que chega a irritar a Mãe e as  cinco irmãs. Tão tranquilo que se ele tiver um enfarto, leva uns 4 dias pra morrer. E olha, tô falando sério!

O Tio Bira apenas riu e disse que talvez fosse melhor ir até o cartório e ver a possibilidade em mudar o nome do Raphael para Nelson. O pai do Fafo ainda acrescentou, "Pelo menos o menino tem bom gosto!"

O Carnaval chegou e eu planejei a minha fuga de São Paulo. Trabalhava muito, até aos sábados e seria um sonho poder descansar aguns dias longe do agito da Capital. Me mandei para Piracicaba para curtir os meus priminhos e tios por uma semana.

Ao chegar na rodoviária, logo vi o meu Tio Bira e os meninos. Fomos para a casa deles e depois do almoço,  a minha tia foi contando o ocorrido na escola com o Fafo. Como ela lamentava ter dado o nome Raphael ao filho. Eu chamei o Fafo e fomos ao parquinho que ficava bem pertinho.

Enquanto  o Fafo se divertia no balanço, eu o questionei sobre aquele nome: "NELSON PIQUET LIMA".

"Fafo, por que você falou que seu nome era Nelson? Raphael é um nome lindo! Quando você nasceu, a gente pediu tanto pro seu pai que seu nome fosse com 'PH' por que era mais bonito do que só com a letra 'F'. Pôxa Fafo! Por que "NELSON"?

                        
                                O único defeito do Fafo
                                             é ser sãopaulino ... até hoje!


Aí o Fafo abriu o seu coraçãozinho. "É que o papai chama o Alan sempre de Alan Jones e quando tem corrida eles sempre ficam juntos e gritam, 'Vai Alan Jones! Vai!', e eu fico sozinho. Só o Alan tem nome de piloto, né!? Não tem Raphael, nem Fafo na Fórmula Um!" Respondi, "Então, você escolheu Nelson por  que tem o Nelson Piquet nas corridas, né?" Ele balançou a cabeça que sim e falou, "E o Nelson ganha também!' Até do Jones ele ganha!  Ele é bem rápido! Super rápido" 

E tem gente que acha que nome não importa. 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 23/08/2013
Reeditado em 24/08/2013
Código do texto: T4448435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.