NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS NEM FIQUE DOENTE 
 
     Estou pensando nessa Lei que pretende punir quem joga lixo no chão. No centro da cidade e nos bairros elegantes ainda se justifica porque em cada esquina tem uma lixeira pública disponível. Mais e em outros lugares? Tem lugar que não existe uma opção sequer para se descartar um simples papel de bala ou uma ponta de cigarro. O que fazer? As pessoas devem guardar o lixo nos bolsos? Andar com uma sacola de plástico a tiracolo para colocar seu lixo?
 
     Hoje caminhando pelo centro de Niterói recebi um panfleto de uma dessas pessoas que ganham a vida distribuindo propaganda (eu sempre recebo porque é o trabalho deles e eu respeito) e após ler o panfleto resolvi jogar fora. Olhei em volta e não vi uma lixeira sequer. Isso no centro nervoso da cidade de Niterói.
     Ora, como se pode cobrar civilidade das pessoas se o governo não proporciona meios? Aí, sem opção, desenvolve-se o hábito de jogar lixo na rua, porque ninguém quer carregar lixo no bolso.

Não estou justificando, mais é isso que acontece. Os políticos acham mais viável criar normas que hipoteticamente venham a resolver os problemas que eles deveriam solucionar. Fica fácil impor uma Lei e multas para quem jogar lixo no chão, mais não seria mais lógico educar as pessoas e criar gradativamente a cultura da limpeza urbana ao mesmo tempo em que se proporcionassem meios para tal?  
     
  A mesma coisa é a importação de médicos de outros países. Para que médicos de fora se eles não encontrarão condições humanas de trabalho. Afinal pelo que sei, eles não trarão nenhuma varinha de condão para resolver os problemas de saúde num passe de mágica. De que adianta um diploma, um estetoscópio no pescoço se não existem leitos e necessidades básicas para um atendimento pelo menos primário? Penso que estes médicos que estão se deixando amealhar por R$10.000,00 de salário serão como bois de piranhas para acobertar a podridão que existe no ministério da saúde e no governo.
     Enfim, pelo sim, pelo não, não jogue lixo no chão. E reze para não ficar doente. E se ficar pergunte ao doutor cubano que lhe atender se pelo menos ele sabe rezar e peça que ele faça uma prece por você já que não poderá fazer mais que isso por falta de recursos.
 

Este texto está protegido por lei.
Reservados os direitos autorais.
Proibida a cópia ou a reprodução
sem prévia autorização.

www.ramos.prosaeverso.net
http://www.avspe.eti.br 
www.poetasdelmundo.com  
Cônsul POETAS DELMUNDO – Niterói – RJ 
Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 23/08/2013
Reeditado em 23/08/2013
Código do texto: T4448627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.