O Metrossexual!

Tem aparecido com destaque na mídia do centro do País, um novo personagem: o metrossexual. Quando me deparei com o termo pela primeira vez, não tinha ideia do que se tratava. A princípio pensei que poderia ser alguma coisa relativo á metragem do pênis, um novo tipo de sacanagem, pois estamos em época de mudanças ou alguma perversão inventada recentemente e que eu não conhecia. Aos poucos, fiquei sabendo o que era, mas o processo demorou um certo tempo, pois não acompanho as novelas da "Plim Plim"... Parece que foi por lá que o novo espécime "masculino" apareceu ou foi inventado. São “homens” que frequentam assiduamente o cabeleireiro, onde suas madeixas são tratadas com banho de óleo, Xampus especiais, chapinhas, etc. Também parece ser necessário para ser um metrossexual, fazer bronzeamento artificial, frequentar assiduamente clínicas de embelezamento, onde a pele é hidratada com cremes e óleos adequados ao seu tipo e de epiderme, e pasmem: depilam-se!!! Ah! Esqueci que é indispensável frequentar a academia, para malhar e ficar “sarado”. O metrossexual também tem que ser sensível, delicado e sem preconceitos quanto á sua sexualidade. Não que esteja me posicionando contra tudo isto, mas que a coisa é curiosa, é. Pelo menos para mim... A evolução inexorável da sociedade humana traz consigo modificações comportamentais que são vistas á principio com alguma estranheza, mas que aos poucos são incorporadas ao nosso dia-a-dia. Penso também que alguns comportamentos que são de certa forma impostos pela mídia, podem não passar de modismos, e por isso mesmo, seriam passageiros e acabarão por desaparecerem. Cada indivíduo, seja lá qual papel tenha, pretenda ter ou imagine que tenha em seu contexto social, tem a total liberdade de expressar-se como quiser, mas também acho que devo preservar a minha liberdade de observar e pensar criticamente, sem ser cooptado por quem quer que seja. Mas... Pode ser que este curioso comportamento “masculino” recente não passe apenas de uma tentativa inconsciente deste homem para “negociar” e ser aceito pela mulher do novo século, mulher esta que não parece mais concordar com o padrão de comportamento estereotipado do “machão” brasileiro. Cuidado: se nem Freud conseguiu descobrir o que querem as mulheres, não vai ser um metrossexual qualquer que vai conseguir. Pode ser também que seja uma tática astuciosa para conseguir emprego. Como isto está difícil, quem sabe não sai uma vaga de cabeleireiro na Globo? Ou de estilista, modista ou algo assim?Pode ser também de manicure, porque não? Se for uma vaga para trabalhar em alguma novela da Globo, então é a glória! Depois de tudo isso, estou curioso: será que estes sujeitos depilam as pernas também? Além dos requisitos acima descritos, e são aparentemente imprescindíveis para ser um metrossexual digno de figurar em “Caras” e na TV "Plim Plim", não sei se existem outros, tal como usar batom, cuecas com renda ou ter um namorado em vez de namorada. Devem existir com certeza. Afinal, frescura pouca é bobagem. Pensando bem, acho que estas coisas não são novidade, pois no carnaval de Pelotas a avenida fica repleta de exemplares do espécime. Neste ponto, Pelotas já está no século XXl á muito tempo, disputando com a também progressista Campinas. Nós é que somos mesmo atrasados. De qualquer modo, é bom que a gente fique alerta, porque senão daqui a pouco a coisa pode se tornar obrigatória. Luiz Carlos F. Rivera - S. Livramento – 2004.