NA PASSARELA DO SONHO

O que lhe venderam hoje? Você tem certeza de que possui os seus próprios sonhos ou não é você quem dá a luz a eles? Como lhe mostraram o mundo e tudo que ele tem? Informação grande demais! Vai saber se é fiel ao seu ponto de vista ou ao ponto de vista de quem desenhou e desenha o mundo para você. Um dia lhe disseram que a Terra era azul, lhe disseram que há um Deus soberano ou quem sabe disseram que Deus é mito, um dia lhe explicaram o porquê das guerras e das misérias humanas. Então você foi selecionando o que queria em sua vida após eleger a grandeza de cada coisa. Isso foi e é tão simples de se fazer e de se constatar. Será? Há um universo de imagens de mundo prontas para atacar a sua mente. Quantas propagandas você vê por dia? De todas as formas elas são veiculadas: na televisão, nos panfletos, em outdoors, nas embalagens de produtos comestíveis, nas roupas, nas canções, nos poemas, nos textos, na fala. Então você passa a sonhar...

Sonho é uma imagem colorida em sua mente, que deverá se tornar realidade pra lhe fazer feliz, mas que exige de você algum esforço. Na maioria das vezes um imenso esforço! Esse é o meu conceito de sonho. Acho que ficou bom assim. Se você fechasse os olhos por um minuto e fosse responder ao gênio da lâmpada quais são cinco sonhos que possui, quais seriam eles? Imaginando que você pertencesse à outra época ou espaço geográfico, por exemplo, do jardim do Éden ou do período pré-colonial. Nossa! Tudo a sua volta é uma natureza quase intocável , ou melhor ,não houve intervenção nela. Onde estão as propagandas? Que sonhos você teria nesse cenário? São diferentes dos sonhos do cenário anterior? Tenho quase certeza que você viajou no tempo e veio para a era da tecnologia como se fosse um adivinho e imaginou inúmeras coisas para o seu conforto. Então tudo que o mundo contemporâneo tem para oferecer é confortável? Será?

Que bom uma geladeira, o ar condicionado, o carro potente, a internet, comidas direto de prateleiras de supermercados, celulares, energia elétrica, e o melhor de tudo: dinheiro! Mas, e a violência? Todo tipo de violência. Assaltos, sequestros, assassinatos, pedofilia, trabalho exaustivo e mal remunerado, regimes econômicos controlando a sua hora de acordar, comer, dormir e determinando o que você tem que fazer e ser para ter um espaço na sociedade. O que você vestiu hoje? Porque fez os passos que fez hoje? Porque acordou cedo? O que exatamente você está desejando comprar? Porque é claro que tem algo que foi apresentado a você, que lhe fará bem e que você passou a sonhar com isso e com a aquisição disso. Não creio mesmo que você é autor dos sonhos que tem, mas apenas um arquivo.

Na tarde de ontem abri o meu portão e passei algum tempo olhando as casas da minha rua. Eu esperava detectar em um delas um morador que me explicasse função inversa. Tenho, por direito adquirido, a liberdade de buscar o eleito em sua casa e trazer até a minha para essa tarefa que eu iria impor a ele. Uma vez que a minha rua é tão antiga quando os próprios moradores e há décadas que estão aqui as mesmas famílias e suas estórias. Eis que fui ficando surpresa ao percorrer com o olhar cada uma das residências e constatar que não há jovens em nenhuma delas. Ficaram aqui os idosos e os que caminham para essa fase da vida, assim como eu. Em sua maioria são viúvos, por coincidência os viúvos estão do lado direito da rua. A maioria se ocupa com seus jardins, quintais e em lavar as calçadas nas primeiras horas do dia. E os jovens que soltavam seus risos em todas essas casas? Ah, esses compraram algum sonho e se mudaram, seguiram na certeza de que tinham um sonho.

Simone Stone
Enviado por Simone Stone em 29/08/2013
Código do texto: T4456818
Classificação de conteúdo: seguro