TERÇAS-FEIRAS

E invade-me a sensação de ser esse o mais desprezado dos dias. A ela, à Terça-feira: toda a indiferença humana.

Dissipada entre a resignação dominical, o ódio às segundas, o futebol das quartas, o happy hour das quintas e o frenesi das sextas e sábados, as Terças, coitadas, parecem habitar o limbo dos poetas e das pessoas convencionais. A rebarba de tudo aquilo que não inspira a nada.

O segundo lugar, bem atrás do mais impopular e temido dos dias, não parece despertar sequer um repúdio intenso.

O dia de Marte em espanhol, italiano, francês. Marte, o deus romano da guerra, do viço, da força de vontade, e, vejam que ironia, não inspira sequer um começo de dieta!

Às Terças, nem ao menos dedicamos as falsas promessas de começar a academia, mudar os hábitos, deixar de beber. Tudo isso, delega-se à tão sobrecarregada segunda.

Amores e ódios distribuem-se em seis dias da semana. Porém a Terça, meus caros, também carrega seu quinhão.

Terça é o dia em que todo esforço feito domingo fica obsoleto.

Terça é o dia da saudade dos enamorados que, ao suportarem a ausência um do outro na segunda com a garantia do que se viveu domingo, sentem o prazo dos carinhos expirar a cada passo de hora da Terça.

Terça-Feira, no Brasil, regida pelo sol das necessidades sociais, é dia de renovar pactos de sangue, laços (engana-se quem pensa que é Sábado). De ratificar interesses, contratos.

Não por acaso os bares folgam às segundas e reabrem às Terças. Não por acaso.

O dia de Marte é sonso, dissimulado. Com olhos de Capitu e sorriso de Monalisa, ri da cara de quem pensa que nele nada acontece.

É na Terça que a força de vontade é testada.

É a Terça o verdadeiro dia de ganhar pontos com o amor. Dia de surpreender, por não se esperar nada.

É na Terça, também, que o acomodado trabalha, pois na Terça se está cercado: não há folga à vista - só trabalho!

A saudade, creio, foi inventada numa Terça. O pior dia para auto-recolhimento. Acrescento: solidão na Terça, não recomendo, pois o amor cultivado até domingo, na Terça, repito, ficara obsoleto.

Juliana Santiago
Enviado por Juliana Santiago em 31/08/2013
Código do texto: T4460944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.