images?q=tbn:ANd9GcRsYwwjJ13NNhDQefC4QSBP1YDINpL_JOHSmEqvnfnKQdYby34zIQ

NUNCA JULGUE UMA  MÃE ...  JAMAIS!

A sala de aula estava quase em silêncio total. Apenas alguns cochichos aqui e acolá entre os alunos, principalmente entre as meninas que comentavam os mais variados tons de rosa, lilás ... Os meninos não faziam questão daquelas cores  exclusivamente feminina, nem mesmo do glitter multicolorido que a profi havia distribuído nos vários copinhos de café. Eles queriam os giz de cera com as cores da camuflagem, do vermelhão do McQueen, o verde do Shrek e qualquer cor que não lembrasse a maldita Barbie ou a chata da Polly.

A profi havia pedido um desenho especial naquela manhã: A Minha Família. Alguns alunos acharam bem legal aquela tarefa escolar, enquanto outros fizeram cara feia por que teriam que desenhar e pintar um montão de gente e ainda por cima todos os 'pets'. 

Mas o Piero ficou bem na dele e deu início ao seu desenho que seria fácinho de fazer por que sua família era o que chamam de 'nuclear'. Uma família pequena com apenas três pessoas e um cachorro. Nada de mais, nem de menos. Era a família do Piero e ele adorava aquela mãe maravilhosa  e o pai heroi que tinha cara de Comando em Ação.

O Piero estava concentrado no seu desenho. É que ele queria muito que sua mãe, a Viviane, ficasse orgulhosa  daquele desenho onde ela, o pai e ele estavam juntos e felizes. Ele se lembrava muito bem daquele dia, daquele exato momento especial com muito carinho. 

A profi dava sua voltinha ao redor da sala dando espiadas nos desenhos dos seus pequenos quando de repente reparou no desenho do Piero.

Nossa! O que era aquilo!? A profi ficou escandalizada com a imagem que aquele menino de seis anos acabara de pintar. O Piero fitava sua obra com seus olhos enormes hipnotizados em admiração total. Seu sorriso escancarado entregava que havia perdido seus dois dentes inferiores da frente. A janelinha estava arreganhada de tanta felicidade.

A profi arrancou aquele desenho das mãos do pequeno Piero e acabou com a sua festinha sem dar explicação nenhuma. Ela colocou o desenho em cima da sua mesa e pediu ao menino que fizesse  outro desenho, só que 'bonitinho' dessa vez pra mamãe ficar bem feliz. O Piero fez cara de quem não gostou e disse com todas as letras que o desenho que a profi havia tomado dele com certeza faria a mamãe dele super feliz por que ... Mas ela não deu ouvidos, nem deixou o Piero explicar, apenas mandou o menino obedecer, ficar calado  e fazer um desenho 'lindo' pra deixar a mamãe feliz e orgulhosa dele.

Assim que as crianças saíram para o recreio, a profi correu até a sala da diretora como se fosse salvar o próprio pai da forca. Numa voz tremula e rouca ela falou, "Veja só Sra. Diretora! Veja só! Que mundo é esse?" O rosto da diretora ficou todo franzido ao mirar seus olhos naquele desenho que mais parecia uma cena de terrorismo.

O desenho do Piero foi levado até a psicóloga da escola e a mesma agendou uma reunião extraordinária com a diretora, ela e os pais do menino logo para a manhã  seguinte.

A Viviane é o tipo de mãe super presente e participativa apesar de trabalhar 'full time' numa grande empresa, vender Natura, fazer bico de corretora de imoveis e ainda estudar inglês três vezes por semana com advinha quem?  ;-) Após a escola, o Piero tinha suas atividades que o mantinha ocupado e saudável: natação, inglês e judô. A avó materna cuidava dele até a mãe ou pai ir buscá-lo. A Vivi sempre preparava o jantar com a ajuda dos seus dois galãs. A família do Piero era nuclearmente unida e feliz.

A Vivi compareceu à escola logo cedo. Chegou até cedo demais com o Piero a tiracolo e sem o marido que estava viajando a negócios.  Mãe e filho aguardavam a chegada da diretora, psicóloga e profi. Mais uma vez a Vivi perguntou ao filho se ele sabia qual seria o tal assunto tão urgente que a diretora havia mencionado na cartinha. O Piero balançou a cabeça e respondeu, "Sei não mãezinha. A profi me deu o bilhete e disse pra entregar pra você. Só isso. Mas eu não fiz nada, viu!" A Vivi estava com a pulga atrás da orelha, afinal o Piero era um garoto  como qualquer outro da idade dele. As vezes até educado demais pro gosto dela mas o filho dela era um amor de criança. Muito carinhoso para com todos da família, principalmente com seus avós que tinham verdadeira paixão pelo neto mais velho.

Ao ver que o pátio da escola já recebia os alunos, a Vivi falou pro filho juntar-se aos amiguinhos para brincar um pouquinho antes da aula começar. O Piero mais do que depressa saiu correndo para encontrar os seus colegas para falar sobre o capítulo do 'Thunder Cats' de ontem à tarde.

A Vivi queria dar uma cochilada mas mal havia fechado seus olhos quando ouviu vozes aproximando. Ela foi logo  se ajeitando no banco. Era a diretora e uma mulher que com certeza não era a professora do Piero. A Vivi se levantou e deu bom dia às duas mulheres.

Antes das duas responderam, elas mediram a Vivi das cabeças aos pés. Os olhos daquelas mulheres pareciam querer comer a Vivi viva.  Como a mãe do Piero ficou constrangida! Tá certo que estava um pouco acima do peso mas olhar daquele jeito!? Um olhar meio que de repulsa e raiva. O que será que o Piero aprontou de tão grave?

Antes da diretora abrir a porta da sua sala, ela pediu que a dessem uns dez minutos para ajeitar a sua mesa antes de entrarem para aquela reunião extraordinária.

A Vivi meio que sem graça se apresentou, à psicóloga, "Oi! Sou a Viviane, a mãe do Piero. E você é a nova profi dele por acaso?" A jovem mal olhou pra cara da pobre Vivi e respondeu assim, "Não senhora. Sou a psicóloga responsável pelos alunos da escola. A professora do Piero não participará já que não há professora substituta disponível, infelizmente." A Vivi balançou a cabeça pra mostrar que havia entendido.

Quinze minutos se passaram quando a Vivi finalmente ouviu a diretora chamá-las.

As duas  entraram na sala e logo foram convidadas a sentarem. A diretora cuidadosamente tirou da sua gaveta uma folha de papel com um desenho e a colocou bem na frente da mãe do Piero assim ela poderia enxergar cada detalhe daquele desenho macabramente aterrorizante.

A diretora e a psicóloga não perceberam nenhum abalo no comportamento da Vivi e quando a Vivi elogiou o desenho do Piero, as duas perceberam que aquela mulher era mesmo uma doida varrida! Na certa perdera uns parafusos.

Como poderia a mãe de uma criança de seis aninhos sorrir e falar, "Que lindo o desenho do meu fofo! O Piero é realmente um artista! Um Juarez Machado da gema! Amei o desenho!" Aquele desenho, do ponto de vista educacional e psicológico não tinha nada de lindo! Nadinha!

A diretora e a psicóloga ficaram mais ainda repulsivas com a Vivi depois daquele comentário infeliz e a diretora resolveu desembuchar de vez: "Dona Viviane, a senhora se orgulha mesmo com esse desenho do seu filho Piero? Um desenho onde a senhora é retratada como um Rambo de saias?" De repente a Vivi perdeu seu rebolado, o mesmo que havia conquistado o seu marido. Ela já não entendia mais nada!

A psicóloga começou o sermão dela logo após a manifestação da indignação da senhora diretora.

"Senhora, será que é tão sem noção ao ponto que não percebe que seu filho tem medo de você? Veja o desenho! Olhe bem!Seu filho está do lado direito abraçado ao pai e você, bem afastada dos dois, toda armada com um arsenal igaul ao do Rambo! Dona Viviane, a senhora é retratada aqui pelo seu filhinho como uma guerrilheira! Não enxerga que seu único filho tem  um trauma  em relação à VOCÊ!?  Uma criança geralmente é mais apegada à mãe mas veja só! Aqui nesse desenho você está tão afastada e seu filho agarrado ao pai! Grudado eu diria! O que tem pra dizer Dona Viviane?!"

A Vivi olhou bem seco para aquelas duas mulheres e só não devolveu o mesmo olhar com a mesma pontaria certeira que elas haviam lhe dado lá no corredor por que estavam sentadas. A mãe do Piero não se conteve e soltou uma gargalhada daquelas, tipo Fafá de Belém rindo de alguma  brincadeirinha do Sílvio Santos! Ela abriu a boca e gargalhou sem parar por uns cinco minutos enquanto lágrimas rolavam pelo seu rosto sem parar.

As duas inquisidoras se olharam abismadas com as gargalhadas da Dona Viviane. Que mulher louca era essa!? A psicóloga parecia estar tremendo com medo e a Vivi conseguiu ouvir a psicóloga sussurrar  à diretora, "Será que ela tem uma arma na bolsa?" A diretora nem pensou em esperar pra ver  e foi logo apertando  uma tecla  no  interfone que era diretamente ligado ao posto policial do bairro.

A Vivi não conseguia parar de rir! Mas ao ver o terror estampado na cara daquelas duas, a mãe do Piero se conteve e leu a sua cartilha às senhoras:

"Vejo que não perguntaram ao meu filho o por que do arsenal todo, nem o por que dele e o pai estarem bem afastados de mim. Pois bem, é que  fui criada no bairro  Atiradores e desde meu tempo de piá sempre participei dos campeonatos de tiro que o Clube dos Atiradores organizava no mês de outubro.  Até fui campeã várias vezes mas parei quando entrei pro Ensino Médio por falta de tempo. Retornei ao tiro quando o Piero tinha dois aninhos e sempre o alertei  para ficar bem pertinho do papai e longe da mamãe por que o tiro  é um esporte perigoso. A semana retrasada fomos ao Schützenfest (Tiro e Festa) em Jaraguá do Sul e acho que ele muito se orgulhou  em  ver a mãe dele  participar e ainda por cima tirar segundo lugar! Aí o Rambo de saias! Mas diga a verdade meninas, tá muito fofo esse desenho do meu filhote, né?!"   E a Vivi, com seu jeito todo debochado riu baixinho ao contemplar aquela obra prima  que o seu pequeno Piero havia reproduzido de uma imagem congelada na mente de um dia tão feliz em família.

Antes de se levantar, a Vivi perguntou à diretora e psicóloga, meio que irônicamente, "Creio que o assunto está encerrado, né meninas?!" E ao se pôr em pé pediu com toda delicadeza e educação, "Posso levar o desenho do Piero pra mostrar pro pai dele?! É que tá tão fofo!"  

Toda poderosa a Vivi nem esperou uma resposta. Simplesmente pegou o desenho do filho e saiu da sala rebolando do jeitinho que sempre fazia, sem dizer nada e nem mesmo olhar pra trás. Com certeza aquelas duas estavam querendo se esconder mas onde encontrariam um armário ou buraco para caber não duas mais três cretinas (será que esqueceram da profi que começou tudo?!)? Queriam caçar uma pobre  bruxa vestida de Rambo em pleno século XXI? Pára né!  

No corredor  a mãe do fofíssimo Piero esbarrou com um policial aflito e armado que lhe perguntou, "A senhora sabe onde fica a sala da diretora?" A Vivi respondeu bem rápido, "Claro oficial. Fica logo ali!"   É Vivi. Vambora por que você tem aula às 9 da manhã com a Patricia e com certeza vai ser uma aula recheada de assunto! 

                             images?q=tbn:ANd9GcTDkzzZBwe0F25GY8DKl9hbOTR7WNGR5Y6M-3gI7ND8D2AWFeH0    
Se você gosta de dar uns tiros com certeza vai adorar o "SCHÜTZENFEST" de Jaraguá do Sul, SC. A cidade estará comemorando sua  vigéssima quinta edição  este ano entre os dias 10 e 20 de outubro com comidas típicas da Alemanha, Itália e Polônia além do famoso campeonato de tiro.

Quem sabe, você dá sorte e esbarra com a Viviane e a família dela! ;-)
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 05/09/2013
Reeditado em 22/09/2013
Código do texto: T4468587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.