INDEPENDÊNCIA E VIDA
 

Sete de setembro de 2013. Feriado nacional em comemoração à independência do Brasil.

Dia muito lindo de sol e ideal para uma caminhada com o meu amigo Cássio no Parque da Independência, aqui ao lado de casa, no meu bairro natal, o Ipiranga.

Passeio muito agradável. Muita gente descontraída e belas paisagens floridas anunciando a primavera que se aproxima.

Na frente do monumento da independência, algumas lindas coroas de flores dedicadas ao dia histórico e ao seu maior protagonista, o Dom Pedro I, que em sete de setembro de 1822 gritou: Independência ou Morte!

Uma das várias flores das coroas, uma flor exótica, uma estrelícia, conhecida como ave do paraíso, estava caída ao chão e eu a peguei porque flor não merece ficar jogada assim.

Olhei para a escultura da imagem do momento do grito da independência e reparei que a espada do Dom Pedro havia sido roubada.

Se não fosse o difícil acesso eu teria colocado aquela flor na mão do Dom Pedro, pois com o seu cabo ela até poderia substituir a espada absurdamente desaparecida.

Comentei com o Cássio aquele fato lamentável e continuamos o nosso passeio.

Assistimos ao sorteio de uma das loterias da Caixa e resolvemos entrar numa fila para tirarmos uma foto, lembrança daquela data.

A fila era grande, pois tinha acontecido uma corrida e muitos atletas queriam registrar as suas participações através daquelas fotos.

Como anunciaram o show da Luiza Possi, num palco bem em frente àquela fila, resolvemos enfrentá-la enquanto assistíamos ao show.

Por incrível coincidência, a primeira música que ela cantou foi O Portão, do Roberto Carlos. E começou o show cantando: Eu cheguei em frente ao portão, meu cachorro me sorriu latindo...

O Cássio que já estava muito feliz com o passeio, pois andava meio deprimido por ter sido tosado no dia anterior, ficou eufórico, latiu e me sorriu...

Enquanto assistíamos ao show e a fila andava, como sempre, eu troquei umas  idéias com o Cássio.

Para tentar melhorar um pouco o mundo, como seria bom o homem trocar o canhão pelo cão. E como seria legal substituir a espada pela flor. Chega de morte, dor e tristeza; mais vida, alegria e mais amor por favor.

Quando chegou a nossa vez, finalmente tiramos a nossa foto, que registrou o nosso agradável e reflexivo passeio, resolvemos voltar para casa e para comemorarmos como é simples e fácil sermos felizes, demos o nosso grito:

Independência e Vida!

                
https://youtu.be/YwqoeKlaJQs

Zé Ramalho - Admirável Gado Novo




http://youtu.be/YoHj_7gKLrw

Luiza Possi - O Portão






 

 
Wilson Madrid
Enviado por Wilson Madrid em 07/09/2013
Reeditado em 07/09/2017
Código do texto: T4471103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.