Deu à louca nos homens de Deus!

Se não bastassem tantas notícias de pedofilia envolvendo padres, que Deus os perdoe do Maranhão à França, tivemos aquela recentemente infeliz declaração do Papa Bento sobre o segundo casamento, dizendo que é uma “praga”. O casamento em qualquer ordem pode ser uma “praga” ou uma grande benção, como diz o refrão “depende de nós”. O mundo católico não se abalou porque a maioria católica vai missa, mas sai do templo tão vazia como entrou. Salva a Igreja Católica o bom exemplo de alguns bispos e padres (eu escrevi alguns) dedicados à propagação da Boa Nova, com bons propósitos.

Quando a gente pensa que o pecado vai morrer e o evangelho renascer, vem a tal “Renascer” e se sucumbe em pecado contra as leis econômicas. Pelo menos o casal Estevam Hernandes e Sônia Haddad ganhou hospedagem grátis no mesmo “hotel” onde em rápida passagem esteve o rabino Henry Sobel, que ficou com o nó da gravata no pescoço, e vai ser difícil desatar, uma vez que a comunidade israelita é rigorosa com pecadinhos e pecadões. O que estará acontecendo afinal?

Não posso dar com precisão uma resposta sobre o que está acontecendo, mas posso precisar que bons exemplos não estão acontecendo, e que é preciso a volta de Deus absoluto para abrandar os ânimos do pescado nos rebanhos. Esse Deus a que me refiro pode chegar com qualquer bandeira, mas que chegue. Os padres quem falem menos de Marx e Trotsky e mais de Deus e do Evangelho. Que os evangélicos lembrem-se mais da caridade e da igreja fora das paredes, do que apenas orar com o joelho no chão. E que os judeus quebrem algumas tradições, por exemplo, retirando a obrigatoriedade do uso da gravata.

Que os padres se casem, e os pastores não tenham passaporte, tudo para minimizar os pecados dentro das comunidades religiosas que têm dado maus exemplos aos nossos jovens, e também adultos, nos levando mais a acreditar que o “crime já compensa”. Mas que tenhamos os maus exemplos, porém que cada um mantenha a fé em um ser superior, que um dia pode até acabar com as igrejas, templos, salões, terreiros e sinagogas, mas não o fará, pois o Supremo Deus certamente acredita que o livre arbítrio, que Ele deu aos homens, um dia servirá para alguma coisa, pelo menos para combater o mal.

Enquanto pensei que esses maus exemplos era domínio de “seguidores” de Cristo, me aparece-me a manchete na zen: “Budista perde a paciência e acerta monge com bastão do gongo”, informação veiculada na coluna Mônica Bérgamo na Folha de São Paulo, que explica: “um freqüentador de um centro budista em São Paulo perdeu a paciência e atacou um monge, no domingo de Páscoa”. Depois que socorreram o monge o caso foi registrado na delegacia do bairro. Monges do Sentro Budista confirmaram a história, mas não quiseram divulgar os nomes dos envolvidos. O Papa Bento vem ai, e deve ter cuidado, vai que algum bígamo insatisfeito com a tal "praga" (a da declaração) resolva tomar-lhe o cajado e dar-lhe uma cajadada. Tudo é possível, pois pelo que vemos deu à louca nos homens de Deus!

* * * * * * * * * * * * * * * *

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi – Bahia declara-se Cristão e todo dia pede perdão a Deus por não conseguir entender os tantos escândalos no seio dos que têm a única missão de promover a paz na terra!