VAGA PARA IDOSO – UMA BALELA?

Todos nós sabemos que nosso país possui muitas leis, mas sabemos, também, da ineficiência de fiscalização e devida punição para elas. Com isso, nossa insegurança vem crescendo dia a dia, a exemplo do que vou lhes contar.

Na semana passada, fui levar minha neta ao aeroporto, com destino a outro estado. Sua mãe nos acompanhou, com o objetivo de ficar a procurar vaga, já que conhecemos o problema perene de estacionamento por lá. Demorava um pouco, mas sempre dava tempo para nos despedirmos de quem viajava.

Enquanto aguardávamos a presença de minha filha, eu e minha neta ficamos a enfrentar a desorganização reinante com a reforma do local. Tudo estava mudado, mas não havia devida sinalização e compreensão dos funcionários.

Chegou o momento do embarque e minha filha não apareceu para se despedir de minha neta e, o que foi pior, seu celular estava ocupado o tempo inteiro. Quando consegui voltar ao estacionamento, encontrei-a muito agitada, ligando para órgãos competentes, sobre a situação que encontrara.

Muitos veículos rodando sem conseguirem estacionar e todas as vagas destinadas a idosos ocupadas por carros que não exibiam o documento devido, expedido pelo DETRAN.

O que fez minha filha, uma brasileira de muita coragem, formada em Direito e que luta bravamente por um país mais sério? Fotografou os veículos infratores, telefonou para o 190, no sentido de obter informações quanto às providências a serem tomadas. O atendente, muito educadamente, informou que estaria solicitando uma viatura para se dirigir ao local, mas que se ela encontrasse algum policial próximo ao local, o “arrastasse” para que fosse agilizado o atendimento. Foi o que ela fez, transmitindo o recado, da mesma forma como o recebeu.

Vejam a reação do policial: “quem é você para me arrastar? Eu não sou cachorro para ser arrastado. Não posso fazer nada!!! O que a senhora deseja só ocorre em países de 1º mundo, aqui no Brasil essas placas de nada valem, pode mandar derrubar tudo. Eu não posso multar nenhum carro dentro de estacionamento particular. Se acha que estou errado, procure em quem despejar sua raiva, porque aqui no Brasil funciona assim mesmo.”

Ao tomar conhecimento do que já havia acontecido, convenci minha filha a sairmos logo do local. Mais a frente, encontramos uma turma de policiais da Polícia Rodoviária e Militar, ela, persistente, foi contar o caso. Embora mais educados, eles informaram que em estacionamento privativo, só quem pode resolver é o responsável pelo mesmo, mas que já avisava que os donos desses estacionamentos não possuem o poder de polícia, portanto não podiam aplicar multa.

Inconformada, minha filha lhes perguntou o que fariam se acontecesse um crime em um desses estacionamentos. A resposta veio rápida: aí, minha senhora, seria um crime e teríamos que intervir. Ah! Respondeu-lhes ela, então não é considerado crime atos fora da lei? Então por que colocar placas indicando vagas para idosos, se qualquer motorista pode nelas estacionar, sem que sejam punidos? Nenhum dos policiais conseguiu lhe responder e nem eu convencê-la a voltarmos para casa.

Fomos diretamente para uma emissora de grande renome local, onde ela relatou o caso e pediu que fizessem uma reportagem a respeito. Estamos esperando sentadas... afinal moramos no Brasil!

Ercy Fortes
Enviado por Ercy Fortes em 19/09/2013
Código do texto: T4488679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.