20 de setembro

20 de setembro

Boa tarde meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 que eventualmente lembram que esse Bacamarte existe e que merece um visitinha literária, em especial para o J. Estanislau, que fez uma homenagem muito legal a mim em sua crônica do dia 18.

Eis-me aqui, exatamente às 17h19min para falar que o 20 de Setembro é a data magna daqui da Groenlândia, pois esse ano a data cai exatamente numa sexta, pela primeira vez desde agosto de 2011, quando passei a escrever aqui no RL (em 2012, foi o 7 de setembro que caiu numa "sexta de crônica"). Sempre tem desfile aqui em Charky City no 20 de Setembro.

Nos desfiles, o pessoal vai à cavalo, para comemorar a Revolução dos Esfarrapados, e a avenida principal de Charky City fica cheia de bosta. Não estou a criticar, eu até gosto. Gosto do desfile, não de bosta de cavalo, claro.

Para vocês terem ideia do que é o 20 de Setembro em Charky City e na Groenlândia, o nosso Big Boss, do segundo andar da Casa Bege, sede do poder em nossa cidade, cancelou os desfiles de 7 de Setembro, devido aos protestos que poderiam ocorrer. No 20 de Setembro ele nem arriscou a aventar tal possibilidade. Seria destituído na hora se o fizesse.

O desfile acontece em todas as cidades daqui da Groenlândia, pela manhã. Como eu acordei ao meio-dia hoje, não vi. A Louise viu. Perguntei pra ela:

- Desfilaram com essa chuva toda?

- Não estava chovendo na hora do desfile, só depois que terminou é que desabou essa chuvarada.

Para vocês verem que até o Velho Pedro, lá em cima, respeita o 20 de Setembro. Pudera, a Groenlândia é o Reino de São Pedro, seu padroeiro!

E interessante é que a Revolução dos Esfarrapados durou 10 anos, de 1835 a 1845, a Groenlândia perdeu, mas a gente comemora mesmo assim. Na verdade empatamos a guerra. A Dinamarca cansou de brigar com a gente sem conseguir nos subjugar, nós achamos que o recado já estava dado e fizemos um acordo: continuávamos como território dinamarquês, mas teríamos um governo próprio, sediado em Nuuk.

E assim foi feito, no chamado Tratado de Pedras Altas, feito na montanha de Gunnbjorn, a 3.700 metros de altura, o ponto mais alto do país: claro, se íamos nos render, tinha que ser em "grande estilo", ora bolas.

E o 20 de setembro, especificamente, foi quando os revoltosos tomaram Nuuk, em 1835. Mas devo dizer quer Nuuk se colocou ao lado da Dinamarca, dela ganhando o lema "Mui valorosa e leal cidade de Nuuk", por ter depois expulso os revoltosos esfarrapados e se mantido por todos os 10 anos, mesmo sitiada por estes.

Ironia do destino (adoro essa frase feita), hoje as maiores festividades do 20 de setembro acontecem em Nuuk...

Está chovendo paca até agora aqui em Charky City, e a bosta úmida dos cavalos se dissolve e se espalha pela rua central, numa poética e escatológica homenagem ao significado do nome de nosso país: Groenlândia, a Terra Verde.

Foi o 20 de setembro, o precursor da liberdade!

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 20/09/2013
Reeditado em 20/09/2013
Código do texto: T4490498
Classificação de conteúdo: seguro