Viver é um perigo...

Tenho pensado muito no que um célebre filósofo português disse um dia com muita propriedade e sabedoria: “Viver é uma coisa muito perigosa, podemos morrer á qualquer momento, pois...” Não é que o lusitano tem razão? Ainda bem que os entendidos no assunto nos esclarecem (mais ou menos) sobre estes insidiosos inimigos do bem-viver. Olha só: o ovo frito parece ser algo muito perigoso, pois tem escondido entre as suas delícias o famoso colesterol, aquele que mais dia, menos dia, vai liquidar com você á traição. Dizem que também tem um tal de colesterol bom, mas não sei se é ou não um inimigo na trincheira. Portanto, nada de comer esta verdadeira bomba galinácea que parece tão inocente, mas não é. O bife á cavalo, agora vai ter que andar a pé. Tenho ainda algumas dúvidas, pois parece que se a gente tirar a gema do ovo, aí pode comer sem problemas. Não é mais a mesma coisa, mas você vai sobreviver! Fica ainda o problema do bife, pois parece que a carne vermelha também é nociva para a nossa saúde... Tenho assistido aterrorizantes reportagens sobre esse terrível vilão que é a carne do boi. Se for uma costela gorda então, estamos condenados a padecer de uma série infindável de problemas, pois o churrasco é uma condenação á morte, um suicídio premeditado, um envenenamento lento e inexorável que vai nos levar á cova e bem rápido! O negócio é consumir legumes, mas temos que ter muito cuidado com os potentes agrotóxicos que são usados nas lavouras e também trate de descobrir se a coisa não é transgênica. Sabe lá se de repente você não descobre que adquiriu genes de repolho ou abóbora ou comecem á surgir folhas de alface na sua orelha.... Lave bem os alimentos, mas aí tem um outro problema: a nossa água de todo o dia pode estar contaminada e aí vamos adoecer seriamente. Se a gente adoece, vamos ter que acabar no hospital! Hospital? E a infecção hospitalar? E a conta do anestesista? O melhor é manter distância disto tudo, destas coisas perigosas que podem te levar para a cova sem mais nem menos. Vamos pegar aquela cervejinha e relaxar... Cerveja? Não mesmo! Só se consumir com moderação, ou parar antes daquela tonturinha agradável. Você vai poder dirigir o seu automóvel sem nenhum risco... Até a balada segura mais próxima...Claro que podemos ser assaltados ou atingidos por alguma bala perdida, mas são os perigos desta vida. Vamos lembrar que não podemos parar no vermelho, temos que fechar os vidros do carro, não usar relógio, jóias de ouro, celulares e outras coisas que os bandidos gostam. Lembre-se: se mesmo assim você for assaltado, não reaja e entregue tudo ao meliante, mas não há nenhuma garantia que o assaltante de repente não vá usar você para praticar tiro ao alvo... Não saia de casa á noite de jeito nenhum. Fique seguro na sua fortaleza doméstica, cercado por muros bem altos, cercas elétricas e com um pit-bull no quintal. Ôpa: pit-bull? O bicho é uma fera, pura dinamite, e se estiver de mau-humor, nem o dono vai escapar! Portanto, fique em casa, mas sem cachorro ou vá se divertir por aí, mas de modo seguro! Use camisinha ou de repente vai descobrir que aquela gata que descolou na madrugada deu problema. O melhor é desistir do sexo para continuar bem vivo! Na seca, mas vivo...Vamos fazer esporte, mas cuidado: consulte antes o seu médico, pois pode ser que você tenha um troço e caia duro se resolver encarar o futebol de fim de semana com os amigos. Sabe lá se o seu coração aguenta estas coisas... O melhor é ficar quieto na poltrona, mas dizem que o sedentarismo é letal e temos que nos movimentar, senão a coisa engrossa e acabamos como estatística do Instituto do Coração. Vamos aproveitar a vida enquanto podemos! Portanto, pegue a estrada e vá para a praia se divertir. Dirija devagar e escape dos caminhões e de motoristas de fim de semana bêbados. Não morra de susto do preço dos pedágios, dos turistas argentinos e das multas inevitáveis de pardais e lombadas eletrônicas. Não fique apavorado com os preços e mais: não entre na água de jeito nenhum, pois com certeza a sua praia preferida vai estar contaminada por coliformes fecais, metais pesados ou poluída com alguma outra porcaria. Não ande descalço na areia! Existem vermes e parasitas espalhados por lá. Cuidado com o sol! Não se esqueça que a camada de ozônio está quase desaparecendo. Reze para que chova o tempo inteiro! Fique dentro de casa que é muito mais seguro. Aquela comida de beira de praia? Nem pensar! Já pensou se tem salmonela? Se você escapar de tudo isso, o que é improvável, lá pelo fim de janeiro tem o IPVA, o IPTU, o Imposto de renda e outras coisas muito perigosas para a sua saúde. Temos que ser cuidadosos! Não use demais o celular e o computador! Coma pouco e criteriosamente, mas não vá arrumar uma anorexia. Não fique gordo demais! Não fique magro demais! Encha a cara com moderação e pare, se conseguir, ao primeiro sinal (grave) de cirrose. Trabalhe sem stress, mesmo quando olhar o seu contracheque com todos aqueles descontos! Não discuta e entregue tudo aos assaltantes governamentais! Não assista mais ao Jornal Nacional! Sexo? Só com a patroa, mas é melhor não se esforçar muito: olha o coração! Viagra nas emergências? Não mesmo! E se você é hipertenso e não sabe? É melhor ser um “broxa” vivo do que... Bom, deixa pra lá... Evite discursos de políticos Lula e previsões econômicas do Ministro da Fazenda. Vire vegetariano radical. Acabe com aquele churrasco aos domingos e a sesta depois. Leia Paulo Coelho, livros de auto-ajuda e a revista “Caras”. Consulte o seu Médico e siga rigorosamente as prescrições do facultativo. O risco é que você pode morrer da cura prescrita... Na verdade, ninguém está garantido... O português está com a razão! Podemos acabar na cova á qualquer momento! Parece que não temos saída mesmo. Mas... O filósofo português, que nos trouxe o problema, também traz a solução e vem nos socorrer com a sua infinita sabedoria: “ Se o gajo não nascer, também não vai morrer”. Tai, ó ... É só aposentar a cegonha e resolver o problema de vez. Não nasça!!!

Luiz Carlos Rivera - Recanto das Letras (2014)