PROMETEU

NA MITOLOGIA GREGA

"PROMETEU é um titã, filho de Jápeto (filho de Urano e Gaia) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio. Algumas fontes citam sua mãe como sendo Tétis, enquanto outras, como Pseudo-Apolodoro, apontam para Ásia. Também chamada de Clímene, filha de Oceano.

POMETEU foi um defensor da humanidade, conhecido por sua astuta inteligência, responsável por roubar o fogo de Zeus e dá-lo aos mortais. Zeus tê-lo-á punido pelo crime, deixando-o amarrado a uma rocha durante toda a eternidade enquanto uma grande águia comia, durante todo o dia, o seu fígado - que crescia novamente no dia seguinte. O mito foi abordado por diversas fontes antigas (entre elas dois dos principais autores gregos, Hesíodo e Ésquilo), nas quais Prometeu é creditado - ou culpado - por ter desempenhado um papel crucial na história da humanidade.

Pai de Deucalião, em algumas versões teria criado os homens usando água e terra, além de ter-lhes dado o fogo."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu

NO BRASIL DE HOJE

Diferentemente de PROMETEU que foi um defensor da humanidade, aqui no Brasil, quem deveria nos defender apenas PROMETEU!

PROMETEU - Educação

ALGUMAS PROMESSAS: "1. Aumentar para 7% do PIB os investimentos públicos em educação. 2. Erradicar o analfabetismo. 3. Dar prioridade à qualidade da educação. 4. Construir seis mil creches e pré-escolas. 5. Dar bolsa de estudos e apoio para que os alunos não abandonem a escola. 6. Dar especial atenção à formação continuada de professores para o ensino fundamental e médio. 7. Possibilitar que os professores tenham, ao menos, curso universitário e remuneração condizente com sua importância. 8. Manter um piso salarial nacional para professores. 9. Equipar as escolas com banda larga gratuita. 10. Proteger as crianças e os jovens da violência, do assédio das drogas e da imposição do trabalho em detrimento da formação escolar e acadêmica."

REALIDADE: A falta de planejamento é um dos maiores desafios. A quantidade de alunos por turma é muito grande. É um(a) professor(a) para alfabetizar cerca de 30 crianças ao mesmo tempo. As demais turmas tem pelo menos 35 alunos, chegando a 45 - 50, quando por lei deveria ter no máximo 25. Além dos problemas estruturais, como cadeiras quebradas, ausência de ventilação nas salas, instalações precárias e falta de preservação das Escolas. Isso é um grande exemplo da falta de investimento público. Todos esses fatores geram falta de perspectiva nos novos profissionais que ingressam na carreira e faz com que os jovens não se sintam atraídos pela carreira. Antes considerada profissão de prestígio por toda a sociedade, hoje, a carreira de magistério tem pequena procura nas universidades.

E os novos professores que chegam para integrar o quadro de profissionais desistem por conta da falta de perspectiva de melhora. Tenho certeza que os profissionais vivem uma crise constante, pois amam o que fazem, mas não estão aguentando a insegurança, falta de estrutura e baixa remuneração, o que obriga os professores a lecionar em várias escolas, muitas vezes em bairros diferentes, para poder ter uma renda digna e manter suas famílias.

Precisamos mais de professores do que de qualquer outro profissional, afinal, ninguém se forma sem o professor e esses profissionais deveriam ser muito mais valorizados, para o próprio bem da nação.

Segundo Immanuel Kant:

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."

PROMETEU - Segurança

ALGUMAS PROMESSAS: "1. Construir 2.883 postos de polícia comunitária. 2. Fazer novo modelo de segurança inspirada nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio. 3. Continuar e ampliar o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), a Bolsa-formação e os Territórios da Paz. 4. Estimular políticas de segurança integradas entre estados, municípios e União. 5. Incrementar investimentos em infraestrutura nas áreas com maior índice de violência. 6. Fazer uma reforma radical no sistema penitenciário e mudar as leis processuais penais. 7. Reequipar as Forças Armadas e fortalecer o Ministério da Defesa. 8. Fortalecer a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança Pública. 9. Dar mais capacitação federal nas áreas de fronteira e inteligência. 10. Ampliar o controle das fronteiras para coibir a entrada de armas e de drogas. 11. Comprar 10 veículos aéreos não tripulados produzidos em Israel."

REALIDADE: Aumento das taxas de criminalidade em todos os estados brasileiros, aumento da insegurança, principalmente nas grandes cidades, as grandes dificuldades de reforma das instituições da administração da justiça criminal, a constante violência policial (se bem que policial não pode combater o crime levando flores para os bandidos sempre bem armados), a superlotação dos presídios (que são verdadeiras faculdades do crime), rebeliões, fugas, corrupção, morosidade da nossa justiça. Por tudo isso, podemos perceber claramente que no Brasil reina uma imensa falta de segurança.

Segundo a Rainha Cristina da Suécia:

"Infelizes aqueles cuja segurança depende dos outros."

PROMETEU - Saúde

ALGUMAS PROMESSAS: "1. Melhorar todo o sistema de saúde. 2. Fazer 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas. 3. Construir 8.600 unidades básicas de saúde (UBSs) em todo o país. 4. Universalizar o SUS, garantindo mais recursos para o programa e ampliar o número de profissionais. 5. Implantar o cartão do SUS, com o registro do histórico dos atendimentos. 6. Ampliar o Saúde da Família. 7. Ampliar as Farmácias Populares. 8. Ampliar o Brasil Sorridente. 9. Ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 10. Valorizar práticas preventivas."

REALIDADE: PÚBLICA: o sistema de saúde do país está na UTI e não é de hoje e não vai sair tão cedo. Diariamente vemos no noticiário brasileiros sendo atendidos nos corredores dos hospitais, em macas no chão, isso é uma vergonha, é uma falta de respeito, afinal todos pagamos impostos e temos o direito de um atendimento digno, é um verdadeiro suplício para a população usuária do SUS.

PRIVADA: Em virtude da precariedade do SUS, mais brasileiros passaram a contar com um plano de saúde, o que não é garantia pra um bom atendimento em virtude da quantidade enorme de pacientes e a falta de profissionais para atender a demanda, em virtude dos baixos repasses dos planos para os médicos e hospitais. Enfim, estamos num mato sem cachorro, ou num beco sem saída, como preferir, mesmo pagando plano de saúde extremamente caro, não se tem a garantia de um atendimento de qualidade e com celeridade.

Segundo Arthur Schopenhauer:

"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."

PROMETEU - Emprego e Renda

ALGUMAS PROMESSAS: "1. Continuar reajustando o salário mínimo acima da inflação. 2. Criar as condições para repetir a criação de 14 milhões a 15 milhões de empregos com carteira assinada. 3. Fazer do Brasil um país de pleno emprego. 4. Manter diálogo com os sindicatos para definir as grandes linhas das políticas trabalhistas. 5. Combater o trabalho infantil e degradante, especialmente as manifestações residuais de trabalho escravo. 6. Dar atenção especial ao acesso de jovens e de pessoas de segmentos mais discriminados ao mercado formal de trabalho."

REALIDADE: "A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou o Brasil como um dos destaques na geração de empregos e distribuição de renda no mundo. A constatação faz parte do relatório O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social, divulgado nesta segunda-feira (3). Segundo a publicação, foram essenciais para obter este resultado, ações como o Programa Bolsa-Família e a valorização do salário mínimo. Essas duas políticas, para a organização, explicam a redução da pobreza no país e o fortalecimento da economia nacional.

A consequência dessas políticas, segundo diz a OIT no relatório, foi o crescimento de 16% da classe média no Brasil entre 1999 e 2010."

Fonte: http://www.ptnacamara.org.br/index.php/noticias/item/13749-oit-brasil-e-destaque-na-geracao-de-emprego-e-distribuicao-de-renda

Apesar do relatório da OIT ser favorável ao Brasil, não podemos achar que tudo é um mar de rosas, sabemos que não é bem assim, falta muita coisa para que possamos ser um país onde seus filhos encontrem trabalho com facilidade e a distribuição de renda seja justa.

Segundo John Ruskin:

A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.

TODAS AS PROMESSAS DA ENTÃO CANDITADA PODEM SER ENCONTRADAS NO LINK ABAIXO:

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes-2010/as-promessas-feitas-por-dilma-rousseff-durante-os-meses-de-campanha-eleitoral-4982558#ixzz2gBftHOgf

Dulcinalvo Sampaio
Enviado por Dulcinalvo Sampaio em 30/09/2013
Código do texto: T4504541
Classificação de conteúdo: seguro